Acadêmicos de Ciências Biológicas: Investigações sobre Formação Docente

  • Marcela Funaki dos Reis Cesumar
  • Amanda Pollyanne Machado Cesumar
  • Renata Aparecida Martin Cesumar
  • Paulo Inada UEM
Palavras-chave: Licenciatura, Professores, Formação, Biology undergraduate course, Teachers, Professional training.

Resumo

Investigou-se o perfil dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas (Licenciatura Noturno) do Centro Universitário de Maringá – Cesumar matriculados no ano de 2005 em todas as séries, com o objetivo de avaliar quais são suas preocupações e investimentos realizados, visando sua formação curricular e qualificação extracurricular em relação à docência. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, utilizando–se de questionários que foram aplicados a todas as turmas do curso em novembro de 2005. De acordo com a análise dos dados, a identidade profissional dos acadêmicos é formada no decorrer do curso por meio da experimentação, em que o convívio acadêmico aliado às atividades de sala de aula, Estágio Supervisionado e suas próprias iniciativas complementam sua formação.

Biografia do Autor

Marcela Funaki dos Reis, Cesumar
Discente do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: mayumebio@gmail.com
Amanda Pollyanne Machado, Cesumar
Discente do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: re.marinbio@gmail.com
Renata Aparecida Martin, Cesumar
Discente do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: amnadapoli@globo.com
Paulo Inada, UEM
Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: pinada@uem.br
Publicado
2008-09-25
Seção
Artigos Originais