Fatores motivacionais para a participação dos alunos nas aulas de educação física numa escola secundária da cidade de Nampula-Norte de Moçambique

Autores

  • Carlino André Alpaca Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique
  • Vicente A. Tembe Universidade Pedagógica de Maputo, Mocambique
  • Joana Aluatinho Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14Supl.1.e9276

Palavras-chave:

Educação física, Exercício físico, Motivação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores motivacionais para a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, numa Escola Secundária da cidade de Nampula, Norte de Moçambique. A amostra foi constituída por 150 alunos da 8ª a 12ª classe em ambos sexos, com idades compreendidas entre 13 a 17 anos. Para a coleta de dados, foi utilizado o Questionário de Motivação Intrínseca e Extrínseca nas Aulas de Educação Física (QMIEAEF) elaborado por Kobal7, que avalia a identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos nas aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que os alunos estão motivados extrinsecamente para participação de aulas de Educação Física.

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Biografia do Autor

Carlino André Alpaca, Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique

Universidade de Rovuma, Nampula, Moçambique

Vicente A. Tembe, Universidade Pedagógica de Maputo, Mocambique

Doutor em Ciências Sociais e Humanas. Professor Associada da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique

Joana Aluatinho, Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique

Universidade de Rovuma, Nampula, Moçambique

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Alpaca, C. A., Tembe, V. A. ., & Aluatinho, J. (2021). Fatores motivacionais para a participação dos alunos nas aulas de educação física numa escola secundária da cidade de Nampula-Norte de Moçambique. Saúde E Pesquisa, 14((Supl. 1), 1–8. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14Supl.1.e9276

Edição

Seção

Artigos Originais