Fatores motivacionais para a participação dos alunos nas aulas de educação física numa escola secundária da cidade de Nampula-Norte de Moçambique

  • Carlino André Alpaca Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique
  • Vicente A. Tembe Universidade Pedagógica de Maputo, Mocambique
  • Joana Aluatinho Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique
Palavras-chave: Educação física, Exercício físico, Motivação

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os fatores motivacionais para a participação dos alunos nas aulas de Educação Física, numa Escola Secundária da cidade de Nampula, Norte de Moçambique. A amostra foi constituída por 150 alunos da 8ª a 12ª classe em ambos sexos, com idades compreendidas entre 13 a 17 anos. Para a coleta de dados, foi utilizado o Questionário de Motivação Intrínseca e Extrínseca nas Aulas de Educação Física (QMIEAEF) elaborado por Kobal7, que avalia a identificação de motivos intrínsecos e extrínsecos nas aulas de Educação Física. Os resultados mostraram que os alunos estão motivados extrinsecamente para participação de aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Carlino André Alpaca, Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique
Universidade de Rovuma, Nampula, Moçambique
Vicente A. Tembe, Universidade Pedagógica de Maputo, Mocambique
Doutor em Ciências Sociais e Humanas. Professor Associada da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique
Joana Aluatinho, Universidade Rovuma, Nampula, Moçambique
Universidade de Rovuma, Nampula, Moçambique

Referências

1. Alves FR, Escóssio AP, Amâncio VS, Teixeira FA A. Fatores motivacionais para a prática das aulas de Educação Física no ensino médio. 2016; 14(2): 53-72.

2. Alves F. A satisfação/insatisfação docente: contributos para um estudo da satisfação/insatisfação dos professores efetivos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário do distrito de Bragança. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, Instituto Superior Politécnico de Bragança, Portugal, 1991.

3. Betti M, Zuliani LR. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. 2002; 1(1):73-81.

4. Braga J. Motivação de alunos para aulas de Educação Física Escolar. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Educação Física), Brasil, 2016.

5. Deci E, Ryan R. The “What” and “Why” of Goal Pursuits: Human Needs and the Self-Determination of Behavior. Psychological Inquiry. 2000; 11(4): 227-268.

6. Ferreira A, Silva ER, Bistafa MM. Nível de motivação nas aulas de Educação Física. Monografia (Graduação em Educação Física) –Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2004.

7. Kobal M. Motivação intrínseca e extrínseca nas aulas de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Campinas, UNICAMP, 1996.

8. Martinelli C, et al. Educação Física no ensino médio: motivos que levam as alunas a não gostarem de participar das aulas. 2006; 2 (5):13-19.

9. Martinelli SC, Genari CM. Relações entre desempenho escolar e orientações motivacionais. Estudos de Psicologia. 2009; 14(1):13 – 21.

10. Marzinek A. A Motivação de Adolescentes nas Aulas de Educação Física. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Católica de Brasília, 2004.

11. Neto L. A participação nas aulas de Educação Física no ensino médio: motivações intrínsecas e extrínsecas. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Educação Física), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

12. Paludo D. A motivação das aulas de Educação Física para estudantes do ensino médio. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Educação Física), Brasil, 2015.

13. Penna AG. Introdução à motivação e emoção. Brasil, 2001.

14. Pereira M. A motivação de adolescentes para a prática da Educação Física: uma análise comparativa de instituição pública e privada. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade São Judas Tadeu. Brasil, 2006.

15. Rocha B, Winterstein PJ, Amaral SC. Interação social em aulas de Educação Física. 2009; 3 (23):235-45.

16. Rocha CM. A motivação de adolescentes do ensino fundamental para a prática da Educação Física Escolar. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Esporte), Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de motricidade Humana, 2009.

17. Souza H, Brito M, Morais R. Análise da motivação intrínseca e extrínseca para a prática da educação física escolar. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Educação Física), Brasil, 2014.

Publicado
2021-12-20
Seção
Artigos Originais