Caracterização de atendimentos do serviço pré-hospitalar móvel de urgência: follow up 14 anos (2005-2018)
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n3e9440Palavras-chave:
Assistência Emergências, Pré-Hospitalar, Serviços médicos de emergência, TelemedicinaResumo
Conhecer o perfil da assistência prestada a determinada população pode auxiliar na definição de políticas públicas de saúde para o território. Este estudo tem o objetivo de caracterizar o perfil de atendimentos realizados pelo serviço de atendimento móvel de urgência no município de Palmas, Estado de Tocantins, Brasil. Trata-se de uma pesquisa retrospectiva, descritiva e quantitativa das ocorrências atendidas pelo serviço móvel de urgência da cidade entre 2005 e 2018. No período analisado, foram 222.278 atendimentos regulados, 141.944 ocorrências, 30.566 trotes e 47.757 orientações (telemedicina). Houve 124.575 ocorrências com envio de unidades móveis, das quais 12.746 (10%) atendidas por unidades de serviços avançados e 77.750 (62%) por unidades de serviços básicos. Quanto à natureza, 72.080 (44,3%) ocorrências não continham tal informação, 53.795 (33,1%) foram registros de natureza clínica, 22.710 (13,9%) atendimentos por causas externas (traumáticas), 8.787 (5,4%) casos ginecológico-obstétricos e 5.119 (3,1%) psiquiátricos. Conclui-se que o perfil dos atendimentos é de natureza clínica, com crescente número de atendimentos regulados e com alto número de trotes.Downloads
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