Percepção de portadores de diabetes sobre educação em saúde e adoção de hábitos saudáveis

Palavras-chave: Diabetes Mellitus Tipo 2, Educação em saúde, Estilo de vida saudável

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2 sobre a influência da educação em saúde para a adoção de hábitos saudáveis e o controle da doença. Trata-se de um estudo qualitativo fundamentado na Teoria da Representação Social. Os depoimentos de 23 entrevistados foram analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Emergiram das respostas quatro Ideias Centrais a respeito das orientações de profissionais quanto aos hábitos saudáveis que podem contribuir para controle da doença, e seis que versaram acerca do modo como as ações educativas podem ser mais efetivas com vistas a estimular a adoção de um estilo de vida mais saudável. Com base nas representações dos participantes, este estudo trouxe a reflexão de que a educação em saúde, como recurso para incentivar a mudança de hábitos, só se torna efetiva quando fundamentada na realidade de cada indivíduo, envolvendo diálogo, escuta qualificada e capacitação para o autocuidado.

Biografia do Autor

Paula Paulina Costa Tavares, Faculdade Adventista da Bahia - FADBA
Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia, FADBA, Cachoeira, (BA), Brasil.
Rhalliete Souza Cruz, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cachoeira, Bahia, Brasil.
Sônia Elzi Alves dos Santos Sena Pereira, Faculdade Adventista da Bahia - FADBA
Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia, FADBA, Cachoeira, (BA), Brasil.
Gina Andrade Abdala, Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP
Programa de Mestrado Profissional em Promoção da saúde, Centro Universitário Adventista de Ensino, UNASP, São Paulo (SP), Brasil.
Maria Dyrce Dias Meira, Centro Universitário Adventista São Paulo - UNASP
Programa de Mestrado Profissional em Promoção da saúde, Centro Universitário Adventista de Ensino, UNASP, São Paulo (SP), Brasil.

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Publicado
2021-06-11
Seção
4º Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde (CBIPS)