O Uso de Droga Associado ao Comportamento de Risco Universitário

  • Gilmar Antoniassi Júnior Faculdade Cidade Patos de Minas
  • Carolina de Meneses Gaya Universidade de Franca
Palavras-chave: gas, Comportamento de Risco, Universitário

Resumo

A facilidade de acesso e o estímulo constante para o consumo de álcool nos ambientes festivos e sociais envolvendo universitários favorecem e ampliam o consumo entre os estudantes. O presente estudo teve como objetivo verificar os comportamentos de risco relacionado ao uso de álcool e outras drogas entre universitários. O estudo foi do tipo descritivo transversal em uma amostra de 123 estudantes de uma instituição de ensino superior particular. Os estudantes responderam o teste ASSIST, AUDIT e um Questionário de Comportamento de Risco. O intervalo de confiança 95% para todos os testes aplicados. Verificou-se que 89,4% dos estudantes usaram alguma bebida alcoólica na vida, 74,5% dos usuários já se embriagaram e 22,7% associaram o consumo de álcool com outra droga. Identificou-se ainda que uma parte expressiva dos usuários apresentaram comportamentos de risco associados ao uso de drogas, como: embriaguez, direção sob efeito de bebidas, relação sexual sem preservativo e envolvimento em situações de violência

Biografia do Autor

Gilmar Antoniassi Júnior, Faculdade Cidade Patos de Minas
Mestre em Promoção da Saúde da Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP. Docente do Departamento de Graduação em Psicologia da Faculdade Cidade Patos de Minas.
Carolina de Meneses Gaya, Universidade de Franca
Doutora em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde, Universidade de Franca (UNIFRAN), Franca, SP.
Publicado
2015-04-30