Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele (Rio Grande - RS): Perfil Epidemiológico dos Atendidos

  • Leandro Sampaio Clavico Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gilma Santos Trindade Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Obirajara Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Régis Augusto Reis Trindade Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Campanha de Prevenção, Câncer de Pele, Perfil de Atendidos, Prevention Campaign, Skin Cancer, Profile of Participating People

Resumo

A cidade de Rio Grande ocupa o segundo lugar nos registros de câncer da pele no Estado do Rio Grande do Sul. Este estudo visa investigar o perfil epidemiológico dos atendidos pelas Campanhas de Prevenção ao Câncer de Pele de 2010, 2011 e 2012 realizadas em Rio Grande. Para isso foram realizadas observações participantes e semidirigidas. Foi demonstrado que foram mulheres brancas e pardas quem mais participaram e que os homens estão em um processo crescente de participação. Dos participantes, no mínimo 50% expõem-se ao sol sem qualquer proteção, principalmente por suas atividades ocupacionais. Foi constatado que o uso de protetores solares está bem aquém do necessário, sendo que em 2010 e 2011 os percentuais de indivíduos que não fizeram uso de protetores solares foi de 53,01% e 45,58%, respectivamente. Dicotomicamente, foram semelhantes os percentuais de quem nunca teve história de queimaduras solares ao longo da vida e daqueles que tiveram mais de três episódios, bem como os percentuais de quem não teve e de quem já teve história prévia de câncer de pele. Foi praticamente consenso a importância de conhecer os índices de radiação ultravioleta diário e seus riscos à saúde e que é a escola a fonte mais apropriada para divulgar e trabalhar informações sobre este tema. Nossos dados permitem propor políticas educacionais e sociais sobre a relação entre a exposição à radiação ultravioleta e o câncer de pele. Prevention Campaign Against Skin Cancer in Rio Grande, Brazil: An Epidemiological Profile ABSTRACT: The city of Rio Grande ranks second in skin cancer in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Current study investigates the epidemiological profile of people attended to in the campaign against skin cancer in Rio Grande in 2010, 2011 and 2012. Participating and semi-directed observations were undertaken. White and brown-skinned females participated most, although males were on the increase. At least, 50% of the participating population expose themselves to the sun without any protection, especially during their occupational activities. Solar protection is not sufficiently used: in 2010 and 2011, the percentages of people who failed to use solar protectors were respectively 53.01% and 45.58%. Contrastingly, percentages were similar to those who never had sun burns and those with more than three episodes, similar to percentages of who never had and who had a previous skin cancer episode. All agreed on the importance of being informed on daily UV radiation and health risks. All agree that the school is the most appropriate place to disseminate information and discuss such issues. Data suggest educational and social policies on the relationship between exposure to UV radiation and skin cancer.

Biografia do Autor

Leandro Sampaio Clavico, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia (2006) e Título de Mestre em Ciências pelo programa de Pós-Graduação em Meteorologia (2008), ambos pela Universidade Federal de Pelotas. Doutorando do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Faz parte do Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para a Promoção da Saúde (GEEPS - FURG), que, dentre outras atividades, realiza cursos de férias para professores e estudantes da rede pública de ensino. Atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia, Educação Ambiental, Educação em Saúde, Climatologia, Efeitos da variabilidade climatológica em relação a safra de pescados de água doce no RS, Cartografia, Astronomia, Radiação Ultravioleta e Câncer de Pele.
Gilma Santos Trindade, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências-Hab. Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1986), graduação em Licenciatura Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (1979), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Como Professora do Ensino Superior chegou a Professor Associado IV. Foi oficialmente aposentada em maio de 2012 e continua atuando como Professora Voluntária, orientando mestrandos e doutorandos, ministrando disciplinas junto aos PPGs em Educação em Ciências e em Fisiologia Animal Comparada na Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Fotobiologia e Interação Com Linhagens Celulares e Organismos, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação ultravioleta, células tumorais, estresse oxidativo, glicoprteína p e ação fotodinâmica. Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Fotobiologia e Interação Com Linhagens Celulares e Organismos, atuando principalmente nos seguintes temas: radiação ultravioleta, células tumorais, estresse oxidativo, glicoproteína P e ação fotodinâmica. Na área da extensão, após participar como colaboradora por um período de três anos no "Projeto Educativo sobre Drogas", a partir de 2010, assumiu a coordenação do projeto extensionista intitulado "A Educação Científica contextualizando as Radiações Solares na Rede Básica de Ensino", ligado a Rede de Novos Talentos, com financiamento CAPES e FINEP. Este projeto tem permitido desdobramentos que atestam o crescimento qualitativo de sua ação extensionista. É líder de dois Grupos de Pesuisa: Grupo de Pesquisa em Radiação Ultravioleta (GRUV) e Grupo de Estudos em Estratégias de Educação para Promoção da Saúde (GEEPS)
Obirajara Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Possui graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1987), graduação em MEDICINA pela Universidade Federal do Rio Grande (2001), mestrado em PATOLOGIA pela Universidade Federal de Pelotas (1991) e Doutorado em Educação e Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com atuação na área de Patologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia Gástrica Inflamatória e neoplásica, atuando principalmente nos seguintes temas: helicobacter pylori e sua relação com as gastrites, úlcera e câncer gástrico. Estudo epidemiológico a anatomopatológico em câncer de pele e Educação Médica. Na área de Patologia Veterinária, tem experiência em pesquisa com neoplasias de pele em cães e gatos. Na área administrativa, foi Chefe do Departamento de Patologia, Vice-Diretor da Faculdade de Medicina e Coordenador do Curso de Medicina. Encontra-se cadastrado no Banco de Avaliadores dos Cursos de Graduação em Medicina (SINAES/ BASis).
Régis Augusto Reis Trindade, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande (2012).
Publicado
2015-06-22
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde