Hospitalizações por Neoplasias em Idosos no Âmbito do Sistema Único de Saúde na Paraíba, Brasil

  • Rilva Lopes de Sousa-Muñoz Universidade Federal da Paraíba
  • Maria Yvone Queiroz Formiga Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Elisa Vieira Fernandes Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Mirella Bezerra de Lima Silva UFPB
  • Raiara Carvalho Vieira UFPB
  • Miéllio Melo Galdino UFPB
  • Melissa Toscano Montenegro de Morais UFPB
Palavras-chave: Epidemiologia. Câncer. Saúde do Idoso. Hospitalização.

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência de hospitalizações de pacientes idosos com diagnóstico principal de câncer no sistema público de saúde do estado da Paraíba, Brasil, entre 2008 e 2013, e verificar as localizações mais frequentes da doença e sua mortalidade hospitalar. Realizou-se estudo descritivo e retrospectivo, com análise das internações de idosos que tiveram câncer como causa de hospitalização no período entre janeiro de 2008 e janeiro de 2013 no Sistema Único de Saúde (SUS). Os registros foram obtidos na plataforma Datasus-Net, do Ministério da Saúde, a partir do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). O número de casos foi de 10.739, o que representa 25,4% das hospitalizações por câncer em todas as faixas etárias. A frequência de diagnósticos de neoplasias foi de 4,5% em relação ao número total de internações de idosos no mesmo período, considerando todas as categorias da CID-10. Entre as hospitalizações por câncer em idosos, 51,7% foram do sexo masculino. A maioria dos casos foi observada entre 60 e 69 anos. As localizações mais frequentes foram próstata, mama e cólon. Ocorreram 1.448 óbitos (13,5% dos casos), com maior taxa de mortalidade por câncer de próstata. Os resultados encontrados indicam prevalência das internações hospitalares na população idosa na Paraíba por câncer inferior aos de outros estados do Brasil, mas representando percentual importante em relação ao número total de hospitalizações por câncer no estado, com maiores frequências de câncer de próstata, mama e cólon, com elevada mortalidade hospitalar.

Biografia do Autor

Rilva Lopes de Sousa-Muñoz, Universidade Federal da Paraíba
Docente associado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Maria Yvone Queiroz Formiga, Universidade Federal da Paraíba
Discentes de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Ana Elisa Vieira Fernandes Silva, Universidade Federal da Paraíba
Discentes de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Mirella Bezerra de Lima Silva, UFPB
Discentes de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Raiara Carvalho Vieira, UFPB
Discentes de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Miéllio Melo Galdino, UFPB
Discentes de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.
Melissa Toscano Montenegro de Morais, UFPB
Discente do curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil; Bolsitas de Iniciação Científica do Programa Jovens Talentos para a Ciência do CNPQ, Brasil.
Publicado
2015-12-31
Seção
Artigos Originais