Efeitos da Fotobiomodulação nas Alterações Extrapulmonares Ocasionadas pelo Enfisema Experimental em Rattus norvegicus

  • Khetyma Moreira Fonseca UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI (UESPI). http://orcid.org/0000-0003-3722-4975
  • Leonardo de Melo Rodrigues UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI (UESPI)
  • Danniel Cabral Leão Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI (UFPI).
  • Márcia Milena Oliveira Vilaça ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI (AESPI)
  • Suzana Maria Pereira Galvão UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI(UESPI)
  • Wellington dos Santos Alves UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI(UESPI)
Palavras-chave: Enfisema, Fisiopatologia, Modelos Animais, Papaína, Terapia a Laser de Baixa Intensidade

Resumo

O enfisema pulmonar é um processo inflamatório pulmonar e tem repercussões extrapulmonares. Os objetivos desta pesquisa são investigar os efeitos da fotobiomodulação nas alterações extrapulmonares. Foram selecionados 24 ratos, divididos em três grupos de 8 animais: grupo controle (GC: recebeu apenas solução salina); grupo DPOC (GD: instilação de papaína 2 mg/kg); grupo DPOC + laser (GDL: instilação de papaína + 15 dias de laserterapia). Para análise dos dados foi coletado e observado: CKMB, LBA, Histologia (análise morfométrica) e espessura das câmaras cardíacas (análise morfométrica), respectivamente. Houve diminuição no número de células inflamatórias no LBA do GDL (p < 0,05) quando comparado com GC e GD; aumento dos níveis de CKMB no grupo GD (p < 0,05); e diminuição significativa no GDL (p = 0,0009) quando comparado com o GD, hipertrofia ventricular esquerda (p < 0,05) no grupo GD e GDL quando comparado com controle. A fotobiomodulação diminui a liberação de células inflamatórias responsáveis pela liberação do CKMB na corrente sanguínea, diminuindo assim os níveis de CKMB e reduzindo os riscos de infarto do miocárdio.

Biografia do Autor

Khetyma Moreira Fonseca, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI (UESPI).
ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS (FACIME) .
Leonardo de Melo Rodrigues, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI (UESPI)
ACADÊMICO DE MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS (FACIME) .
Danniel Cabral Leão Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI (UFPI).
Veterinário
Márcia Milena Oliveira Vilaça, ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI (AESPI)
Acadêmica de farmácia.
Suzana Maria Pereira Galvão, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI(UESPI)
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal da Paraíba (1994), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é professora Adjunto I da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Neuropsicofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, aprendizagem e memória, antioxidante, estudo toxicológico pré-clínico.
Wellington dos Santos Alves, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI(UESPI)
Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (1997).Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí e professor da Faculdade Santo Agostinho. Tem experiência na área de Genética, atuando também nas áreas de Histologia e Embriologia, Anatomia Humana e Fisiologia.
Publicado
2016-06-14
Seção
Artigos Originais