Sequelas de Acidentes de Trânsito e Impactos na Qualidade de Vida

  • Jucimara Zacarias Martins Silveira Faculdade Unigran Capital
  • José Carlos Rosa Pires de Souza
Palavras-chave: Acidentes de trânsito, Promoção da Saúde, Qualidade de vida.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de vida geral e qualidade de vida relacionada à saúde de indivíduos com sequelas em decorrência de acidentes de trânsito. Foi realizado um estudo exploratório-descritivo e de corte transversal utilizando os instrumentos de avaliação de qualidade de vida: questionários WHOQOL-100, SF-36 e o questionário sociodemográfico, em uma amostra de 100 participantes. Na avaliação do WHOQOL-100, obteve-se os escores médios (>52,91) para todos os domínios, exceto para os aspectos espirituais/religião/crenças pessoais (81,31). Já com o SF-36, verificou-se os menores escores para os domínios aspectos físicos (11,00), aspectos emocionais (31,00) e capacidade funcional (41,35), sendo o maior escore para o domínio estado geral de saúde (76,71). Conclui-se que os indivíduos com sequelas de acidente de trânsito apresentam prejuízos à sua percepção da qualidade de vida e o fator espiritual apresenta-se como um aspecto importante para possibilitar uma melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Jucimara Zacarias Martins Silveira, Faculdade Unigran Capital
Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Católica Dom Bosco; Especialista em Avaliação Psicológica e em Saúde Pública - Ênfase em Saúde da Família, Mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, área de concentração: Psicologia da Saúde, Linha de Pesquisa: PRÁTICAS EM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA; Experiência: Avaliação Psicológica, Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva. Atualmente é professora e supervisora de estágios do curso de Psicologia da Faculdade Unigran Capital.
José Carlos Rosa Pires de Souza
Pós-Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e docente no departamento de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), Brasil
Publicado
2016-10-07
Seção
Artigos Originais