Percepção e informação sobre saúde bucal: estudo com adolescentes de uma escola pública

  • Constanza Marín Universidade do Vale do Itajaí- Univali e Univille http://orcid.org/0000-0002-1108-9464
  • Pâmelai Maida Papadopol Univali
  • Elisabete Rabaldo Bottan Univali
  • Bernardo Fonseca Orcina Univali
Palavras-chave: Adolescente, Motivação, Saúde bucal

Resumo

O objetivo deste estudo descritivo foi conhecer a percepção e nível de informação de adolescentes sobre saúde bucal. A população constou de alunos de uma escola da rede pública de um município de Santa Catarina. O instrumento de coleta de dados foi um questionário. Participaram 144 adolescentes; a idade média do grupo era de 14,6 anos. A maioria (82%) informou que a última consulta odontológica ocorreu a menos de um ano e o principal motivo foi rotina/prevenção; 90% receberam informações sobre saúde bucal, tendo como principal fonte o dentista. O gênero não influenciou (p=0,21) na indicação das fontes de informação. A pontuação média da autoavaliação, em uma escala de zero a dez pontos, foi de 7,76 para condições de saúde bucal, 7,77 para hábitos de higiene bucal e de 7,51 para aparência dos dentes. No item dor (nos dentes e/ou gengiva) nos últimos doze meses, a pontuação foi de 1,81. No domínio cognitivo, o pior desempenho foi para o conceito de cárie. Os adolescentes pesquisados evidenciaram um nível satisfatório de autopercepção e de conhecimento sobre saúde bucal.

Biografia do Autor

Constanza Marín, Universidade do Vale do Itajaí- Univali e Univille
Doutora em Periodontia; Pesquisadora do Grupo Atenção à Saúde Individual e Coletiva do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Docente na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e Universidade da Região de Joinville (Univille), Brasil.
Pâmelai Maida Papadopol, Univali
Acadêmica, bolsista de Iniciação Científica no curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Brasil.
Elisabete Rabaldo Bottan, Univali
Mestre em Educação e Ciências; Docentte e pesquisadora do Grupo Atenção à Saúde Individual e Coletiva do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Brasil.
Bernardo Fonseca Orcina, Univali
Acadêmico do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Brasil.
Publicado
2017-03-29
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde