Psicólogos na residência multiprofissional em atenção básica: estudo a partir de documentos e sujeitos

  • Eliza Regina Gomes Universidade do Vale do Itajaí
  • Aline Mariana Heberle Universidade do Vale do Itajaí
  • Carlos Eduardo Maximo Universidade do Vale do Itajaí
  • George Saliba Manske Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: sicologia, Educação, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação dos psicólogos na Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Foram realizadas 4 entrevistas com os psicólogos residentes do segundo ano de formação (R2), além de ter sido feita uma análise do projeto pedagógico da residência multiprofissional. A análise dos dados foi realizada com base nas proposições do quadrilátero da formação em saúde. Os resultados indicam uma possibilidade de participação na gestão como forma de melhorar os serviços de saúde prestados. Em relação à atenção à saúde, os resultados apontaram um atendimento pautado no princípio da integralidade. O ensino aparece como uma oportunidade de capacitação para o SUS, oferecendo um espaço para discussão com outros profissionais sobre os campos de atuação. A participação dos psicólogos residentes no processo de controle social é considerada essencial para a modificação da realidade dos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Eliza Regina Gomes, Universidade do Vale do Itajaí
Psicóloga. Balneário Camboriú, Santa Catarina (SC), Brasil.
Aline Mariana Heberle, Universidade do Vale do Itajaí
Psicóloga. Curitiba, Paraná (PR), Brasil.
Carlos Eduardo Maximo, Universidade do Vale do Itajaí
Professor do curso de Psicologia. Professor da Residência Multiprofissional em Saúde. Professor do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho (UNIVALI), Itajaí, Santa Catarina (SC), Brasil.
George Saliba Manske, Universidade do Vale do Itajaí
Professor do curso de Educação Física. Professor da Residência Multiprofissional em Saúde. Professor do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho (UNIVALI), Itajaí, Santa Catarina (SC), Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, V.S; GOMES, A.P; REZENDE, C.H.A.D; SAMPAIO, M.X; DIAS, O.V; LUGARINHO, R.M.A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v.32, n.3, 2008, p.356-362.

BOING, E.; CREPALDI, M.A.; MORE, C.L.O. A epistemologia sistêmica como substrato à atuação do psicólogo na atenção básica. Psicologia, ciência e profissão, v.29, n.4, 2009, p.813-845.

BRASIL. MEC (Org.). Residência Multiprofissional. 2013. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/residencias-em-saude/residencia-multiprofissional>. Acesso em: 13 maio 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. 8ª Conferência Nacional de Saúde. 1986. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/relatorios/relatorio_8.pdf> Acesso em: 13 de maio de 2016.

CARVALHO, A.L.B; SOUZA, M.D.F; SHIMIZU, H.E; SENRA, I.M.V.B; OLIVEIRA, K.C.D. A gestão do SUS e as práticas de monitoramento e avaliação: possibilidades e desafios para a construção de uma agenda estratégica. Ciência e Saúde Coletiva, v.17, n.4, 2012.

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis, v.14, n.1, 2004.

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M.. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Caderno de Saúde Pública, v.20, n.5. 2004.

DIMENSTEIN, M. D. B. O psicólogo nas Unidades Básicas de Saúde: desafios para a formação e atuação profissionais. Estudos de Psicologia, p.53-81, 1998.

FERREIRA, R. C; FIORINI, V.M.L; CRIVELARO, E. Formação profissional no SUS: o papel da Atenção Básica em Saúde na perspectiva do docente. Revista Brasileira de Educação Médica, v.34, n.2, 2010, p. 207-215.

MENDES, L.C; MATOS, L.D.P; SCHINDLER, M.F; TOMAZ, M.; VASCONCELLOS, S.C. Relato de experiência do primeiro ano da residência multiprofissional hospitalar em saúde, pela ótica da Psicologia. Rev. SBPH, v.14, n.1. 2011.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, (Brasil). Para entender o controle social na saúde. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Brasília: 2013. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/Manual_Para_Entender_Controle_Social.pdf> Acesso em: 10 maio 2016.

NEPOMUCENO, L. B.; BRANDAO, I. R. Psicólogos na estratégia saúde da família: caminhos percorridos e desafios a superar. Psicologia, ciência e profissão. Brasília, v.31, 2011.

ROLIM, L.B; CRUZ, R.S.B.L.C; SAMPAIO, K.J.AJ. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde em Debate, v.37, n.96, 2013, p. 139-147.

SHIMIZU, H.E. PEREIRA, M.F; CARDOSO, A.J.C; BERMUDEZ, X.P.C.D. Representações sociais dos conselheiros municipais acerca do controle social em saúde no SUS. Ciência e Saúde Coletiva, v.18, n.8, 2013.

SOUZA, G. C. de A.; COSTA, I. do C. C. O SUS nos seus 20 anos: reflexões num contexto de mudanças. Saúde soc. v.19, n.3, 2010.

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família. Itajaí: Univali, 2015.

Publicado
2017-09-28
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde