Educational activity for the promotion of care with the newly born
DOI:
https://doi.org/10.17765/1983-1870.2018v11n3p545-553Keywords:
Health education, Breast feeding, Infant CareAbstract
The influence of educational activities in the promotion of care for the newly born child is evaluated through an exploratory, descriptive and quantitative study in a maternity hostel in Mombaça CE Brazil, with 61 puerperas. Data collection comprised informal observation and a questionnaire in which personal information and data on care with the newly born child and pre- and post-educational breast-feeding were registered to evaluate the main difficulties of puerperas. Several mothers had mistaken knowledge on care with newly born children and on breast-feeding. Educational activity provided the proper guidelines and the elimination of doubts. The constant practice of health care to pregnant women and puerperas in pre-natal visits associated with the distribution of easy education material is highly relevant.Downloads
References
Cassiano ACM, Carlucci SEM, Gomes CF, Bennemann. Saúde materno infantil no Brasil: evolução e programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde. Rev Serv Públ. 2014;65(2):227-44.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área Temática de Saúde da Criança e Aleitamento Materno. Gestões e gestores de políticas públicas de atenção à saúde da criança: 70 anos de história. Brasília: Ministério da Saúde; 2011.
Mendes, PDG, Carvalho Filha FS, Silva RSA, Vilanova JM, Silva FL. O papel educativo e assistencial de enfermeiros durante o ciclo-gravídico-puerperal: a percepção de puérperas. R Interd. 2016;9(3):49-56.
Dodou HD, Oliveira TODA, Oriá MOB, Rodrigues DP, Pinheiro PNC, Luna IT. Educational practices of nursing in the puerperium: social representations of puerperal mothers. Rev Bras Enferm. 2017;70(6):1250-8.
Paula Júnior JD, Lucas ES, Cunha LMC, Machado MGM, Pedrosa RL. Perfil da mortalidade neonatal no município de Ubá/MG, Brasil (2008-2010). Rev Bras Pesq Saúde. 2016;18(3):24-31.
Silva RM, Sousa AKA, Abreu RMSX, Silva RA, Farias MCAD. Atuação da enfermagem em alojamento conjunto: percepção de puérperas. REBES. 2015;5(3):35-44.
Faria AC, Magalhães L, Zerbetto SR. Implementação do Alojamento Conjunto: dificuldades enfrentadas na percepção de uma equipe de enfermagem. Rev Eletr Enf. 2010;12(4):669-77.
Glashan QR. Manual de cuidados do recém-nascido. [S.L] 2008.
Levy L, Bértolo H. Manual de Aleitamento Materno. Ed. da UNICEF, 2012. Disponível em: https://www.unicef.pt/docs/manual_aleitamento_2012.pdf
Menezes CH. Vale à pena Crescer em Segurança. 3. ed. Editora: Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), 2003.
Von Seehausen MP, Oliveira MIC, Boccolini CS. Fatores associados ao aleitamento cruzado. Ciênc Saúde Colet. 2017;22(5):1673-82.
Broilo MC, Louzada ML, Drachler ML, Stenzel LM, Vitolo MR. Maternal perception and attitudes regarding healthcare professionals’ guidelines on feeding practices in the child’s first year of life. J Pediatr. 2013;89(5):485-91.
Lamounier JA, Moulin ZS, Xavier CC. Recommendations for breastfeeding during maternal infections. J Pediatr. 2004;80(suppl 5):181-8.
Boccolini CS, Boccolini PMM, Carvalho ML, Oliveira MIC. Exclusive breastfeeding and diarrhea hospitalization patterns between 1999 and 2008 in Brazilian State Capitals. Ciên Saúde Colet. 2012;17(7):1857-63.
Giugliani, ERJ. O aleitamento materno na prática clínica. J Pediatr. 2000;76(Suppl 3):238-52.
Costa R, Salomão A, Araújo C, Bezerra K. Dificuldades encontradas pelas mães ao amamentar em uma unidade de referência em atenção primária. DêCiência em Foco. 2017;1(1):48-63.
Carvalho MS, Santana MDA, Oliveira SJGS. Educação em saúde durante o pré-natal com foco nos cuidados relacionados ao recém-nascido. Cadernos de Graduação. 2016;3(3):195-208.
Xavier ACA, Jesus MGR, Pereira AS, Santos KA, Ferreira DAS, Sales SNV. Cuidados com o recém-nascido. RITEC. 2015;1(1):168-72, 2015.
Chemello RML, Giugliani ERJ, Bonamigo RR, Bauer VS, Cecconi MCP, Zubaran GM. Breastfeeding and mucosal and cutaneous colonization by Staphylococcus aureus in atopic children. An Bras Dermatol. 2011;86(3):435-9.
Barros SMO. Enfermagem Obstétrica e Ginecológica: guia para prática assistencial. 2ed. São Paulo: Roca, 2009.
Rocha SK, Ravelli APX. Práticas culturais de puérperas no aleitamento materno: problemas mamários. Rev Triang. 2014;7(1):140-57, 2014.
Zorzi NT, Bonilha ANL. Práticas utilizadas pelas puérperas nos problemas mamários. Rev Bras Enferm. 2006;59(4):521-6.
Barcelos RS, Santos IS, Matijasevich A, Barros AJ, Barros FC, França GV, Silva VL. Falls, cuts and burns in children 0-4 years of age: 2004 Pelotas (Brazil) birth cohort. Cad Saúde Pública. 2017;33(2):e00139115.
Miranda JOF, Santos DV, Camargo CL, Rosa DOS, Nascimento Sobrinho CL, Mussi FC. Evidence for umbilical stump care practices: integrative review. J Nurs UFPE on line. 2016;10(Supl 2):821-9.
Almeida JM, Linhares EF, Dias JAA, Lôbo MP, Reis ASF, Nery PIG. Educational practice in the care for umbilical cord stump: experience report. J Nurs UFPE on line. 2016;10(Supl 5):4383-8.
Carrascoza KC, Possobon RF, Ambrosano GMB, Costa Júnior AL, Moraes ABA. Determinants of pacifier use among infants attending an interdisciplinar breastfeeding promotion program. Rev CEFAC. 2014;16(2):582-91.
Antunes DK. Perfil fonoaudiológico da comunidade do Dendê: perspectiva para ações futuras. Rev Soc Bras Fonaudiol. 2010;15(2):264-69.
Frederico P, Fonseca LMM, Nicodemo AMC. Atividade educativa no alojamento conjunto: relato de experiência. Rev Latino-Am Enferm. 2000;8(4):38-44.
Siqueira FPC, Santos BA. Livre demanda e sinais de fome do neonato: percepção de nutrizes e profissionais da saúde. Saúde e Pesquisa. 2017;10(2):233-41.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.