Qualidade de vida: análise de agrupamentos de professores de educação física

Palavras-chave: Docentes, Ensino fundamental e médio, Saúde

Resumo

Investigar os perfis de qualidade de vida (QV) e associálos às características sociodemográficas de professores de Educação Física. A amostra constitiui-se de 297 professores de escolas públicas da mesorregião da Grande Florianópolis. Aplicou-se um questinário sociodemográfico e o Whoqol-bref. Foram realizadas análises de Clusters, pelo método War d, considerando os perfis de QV dos professores. Para determinar o número de grupos que deveriam ser estabelecidos foi empregada a análise subjetiva do dendograma do teste estatístico. Os testes estatísticos inferenciais foram Qui-quadrado, Prova U de MannWhitneye Kruskal Walliscom post hoc de Dunn. Os resultados dos agrupamentos determinaram quatro perfis de professores: Grupo I (72 professores) apresentou percepção mais positiva (74,4) e Grupo IV (39 professores) demonstrou percepção mais negativa da QV (47,3). A associação significativa das características sociodemográfica com os perfis de QV foram sexo (p=0,047), ciclos vitais (p=0,043), tempo de serviço (p=0,030), docência como renda principal (p=0,054) e ter outra fonte de renda (p=0,033). Conclui-se que os perfis de QV revelaram quatro grupos de professores de Educação Física atuando em escolas da região da Grande Florianópolis: Grupo I percepção mais positiva da QV; grupos II e III escores mais regulares; e grupo IV valores mais próximos a uma percepção negativa da QV.

Biografia do Autor

Juliana Regina Silva Guimarães, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
Mestre em Ciências do Movimento Humano, docente do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Itajaí (SC), Brasil.
Raquel Krapp do Nascimento, Secretaria Municipal de Educação, São José (SC), Brasil.
Mestre em Ciências do Movimento Humano, docente da Secretaria Municipal de Educação - SME, Governador Celso Ramos (SC), Brasil.
Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Doutora em Motricidade Humana, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis (SC), Brasil.
Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina - UEL
Doutor em Educação Física, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, na Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina (PR), Brasil.
Alexandra Folle, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
Doutora em Educação Física, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis (SC), Brasil.

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Publicado
2020-09-01
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde