Obesidade e Sedentarismo Como Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares em Crianças e Adolescentes de Escolas Públicas de Maringá, PR

  • Joice Elaine Ferreira da Silva Cesumar
  • Kamila Suzan Giorgetti Cesumar
  • Renata Cappellazzo Colosio Cesumar
Palavras-chave: Doenças Cardiovasculares, Obesidade, Sedentarismo, Cardiovascular Diseases, Obesity, Sedentary Lifestyle.

Resumo

No Brasil, estima-se que as doenças cardiovasculares respondam por aproximadamente 20% dos óbitos. Entre os fatores de risco de maior probabilidade para o desenvolvimento destas doenças destacam-se o fumo, a hipertensão arterial, as dislipidemias e o diabetes mellitus, além da obesidade e da inatividade física. Este estudo teve como objetivo verificar os fatores de risco de doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes de escolas públicas de Maringá-PR, focando principalmente a questão do sobrepeso e atividade física através da avaliação da pressão arterial, composição corporal e aptidão física. Dos avaliados, 52% eram meninos e 48%, meninas. Quanto à prática de atividade física, 49% dos alunos relataram praticar algum tipo de atividade física, sendo os meninos em maior parte. Em relação ao índice de massa corporal, 67% apresentaram resultados normais, 12% apresentaram excesso de peso e 8% eram obesos. A pressão arterial apresentou-se com valores normais em 85% dos avaliados. Os testes de flexibilidade, salto, velocidade e relação cintura/quadril quando relacionados ao índice de massa corporal demonstraram não ter dependência entre as variáveis, enquanto a pressão arterial e o teste de abdominal apresentaram dependência. O teste de corrida de Cooper demonstrou valores abaixo do esperado. Baseado nos resultados deste trabalho, concluímos que, embora em pequena escala, existem fatores predisponentes para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares entre as crianças e adolescentes estudados. Sendo assim, fica evidente a necessidade de programas que visem à prevenção destes fatores de risco desde a infância dos indivíduos para que as consequências futuras possam ser evitadas.

Biografia do Autor

Joice Elaine Ferreira da Silva, Cesumar
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: joice_elaine@hotmail.com
Kamila Suzan Giorgetti, Cesumar
Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: kamilagiorgetti@hotmail.com
Renata Cappellazzo Colosio, Cesumar
Docente Mestre do curso de Fisioterapia no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: recapellasso@cesumar.br
Publicado
2009-06-08
Seção
Artigos Originais