Busca por informações sobre medicamentos entre alunos do ensino médio de uma escola pública

Palavras-chave: Internet, Tecnologias da informação, Uso de medicamentos, YouTube

Resumo

Este estudo buscou identificar fontes de informações sobre medicamentos entre alunos do Ensino Médio e discutir o papel da Internet nesse processo. Trata-se de uma pesquisa transversal de prevalência, descritiva e analítica realizada com 232 estudantes de uma escola pública do Rio de Janeiro. A maior parte (75,86%) respondeu ter acesso a tais informações no ambiente escolar, principalmente pelos professores (32,48%). Os profissionais de saúde foram identificados como a maior fonte (42,67%). Na Internet, a ferramenta mais citada foi o YouTube (32,03%). Entre os alunos que recorrem à web como fonte de informação, a maior parte (76,36%) usou medicamentos nos 15 dias anteriores, não foi orientada (60,00%) e se automedica regularmente (44,55%). Os resultados ressaltam o papel da Internet como fonte de informação, apesar da falta de mecanismos de regulação a respeito do que é veiculado, o que pode comprometer o uso racional de medicamentos.

Biografia do Autor

Thales Brandi Ramos, Universidade Federal Fluminense - UFF
Mestre em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica (UFF) e Doutorando em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde na Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil.
Selma Rodrigues de Castilho, Universidade Federal Fluminense - UFF
Doutorado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ. Professora titular da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil.

Referências

Conference of Experts on the Rational Use of Drugs. The rational use of drugs: report of the Conference of Experts [Internet]. Nairóbi: World Health Organization; 1985 [citado em 2020 mar. 20]. Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/37174

Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. Estatística Anual de Casos de Intoxicação e Envenenamento [Internet]. Rio de Janeiro; 2017 [citado em 2020 mar. 20]. Disponível em: http://www.fiocruz.br/sinitox

Bertoldi AD, Pizzol TSD, Ramos LR, Mengue SS, Luiza VL, Tavares NUL, et al. Sociodemographic profile of medicines users in Brazil: results from the 2014 PNAUM survey. Rev Saúde Pública. 2016;50(suppl. 2).

Internet World Stats. Miniwatts Marketing Group. Population Statistics [Internet]. 2020 [cited in 2020 Feb. 10]. Avaliable in: https://www.internetworldstats.com/stats.htm

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PNAD Contínua TIC 2016: IBGE Notícias [Internet]. 2018 [citado em 2020 fev. 10]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20073-pnad-continua-tic-2016-94-2-das-pessoas-que-utilizaram-a-internet-o-fizeram-para-trocar-mensagens

Silva TC, Silva K, Coelho MAP. O uso da tecnologia da informação e comunicação na educação básica. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2016;5(1).

Pinto ACS, Scopacasa LF. Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Rev Enferm UFPE online. 2017;11(2):634-44.

Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids On-line Brasil [Internet]. São Paulo: Comitê̂ Gestor da Internet no Brasil; 2019 [citado em 2020 fev. 10]. Disponível em: https://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2018

Cálculo amostral: calculadora on-line [Internet]. [s.d.] [citado em 2019 abr. 05]. Disponível em: https://comentto.com/calculadora-amostral/

Silva IM, Catrib AMF, Matos VC, Gondim APS. Automedicação na adolescência: um desafio para a educação em saúde. Ciênc Saúde Coletiva. 2011;16(suppl.1):1651-60.

Carmo NM Junior, Silva JRS. (In) visibilidade da escola na discussão sobre o uso racional de medicamentos. Rev Contexto & Educação [Internet]. 2017 [citado em 2020 out. 12]; 32(102):145-69. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6282

Shehnaz SI, Agarwal AK, Khan N. A systematic review of self-medication practices among adolescents. J Adolesc Health. 2014;55(4):467-83.

Abrahão RC, Godoy JA, Halpern R. Automedicação e comportamento entre adolescentes em uma cidade do Rio Grande do Sul. Aletheia [Internet]. 2013 [citado em 2020 out. 12]; (41):134-53. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942013000200011&lng=pt

Pardo IMCG, Jozala DR, Carioca AL, Nascimento SRD, Santucci VCR. Automedicação: prática frequente na adolescência? Estudo em uma amostra de estudantes do ensino médio de Sorocaba. Rev Fac Cien Med Sorocaba. 2013;15(2):11-15.

Bora K, Das D, Barman B, Borah P. Are internet videos useful sources of information during global public health emergencies? A case study of YouTube videos during the 2015-16 Zika virus pandemic. Pathog Glob Health. 2018;112(6):320-8.

Basnet B, Bhattarai S, Khanal A, Upadhyay M, Baruwal A. Quality of YouTube patient information on prostate cancer screening. Proc (Bayl Univ Med Cent). 2019;32(3):361-3.

Sinclair M, Lagan BM, Dolk H, McCullough JEM. An assessment of pregnant women's knowledge and use of the Internet for medication safety information and purchase. J Adv Nurs. 2018;74:137-47.

Gouverneur A, Bourenane H, Chung A, Daguerre C, Devarieux M, Malifarge L, et al. Comment le grand public utilise Internet pour rechercher des informations sur le médicament? Therapies. 2014;69(2):169-75.

Khalil C, Megaly M, Ekladios C, Ibrahim A, Mosleh W, Tawadros M, et al. Evaluation of YouTube as a reliable source for patient education on aortic valve stenosis. Cardiovasc Diagn Ther. 2019;9(4):371-8.

YouTube Insights [Internet]. [s.d.] [citado em 2019 set. 22]. Disponível em: https://youtubeinsights.withgoogle.com/introducao

García Jiménez A, Catalina García B, López de Ayala MC. Adolescents and Youtube: creation, participation and consumption. Prisma Social [Internet]. 2016 [cited in 2020 Oct. 12];(n. esp.):60-9. Avaliable in: https://revistaprismasocial.es/article/view/1314

Trigo L. Youtubers da saúde: a informação de saúde sem mediação jornalística. Comunicação & Inovação [Internet]. 2018 [citado em 2020 out. 12]; 19(39):82-96. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5031/2396

Madathil KC, Rivera-Rodriguez AJ, Greenstein JS, Gramopadhye AK. Healthcare information on YouTube: A systematic review. Health Informatics J. 2015;21(3):173-94.

Salvador PTCO, Costa TD, Gomes ATL, Assis YMS, Santos VEP. Segurança do paciente: caracterização de vídeos do YouTube. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2017 [citado em 2020 out. 12]; 38(1):e61723. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472017000100402&lng=pt&tlng=pt

Oliveira GV, Abreu PA. A divulgação de vídeos de anatomia do sistema nervoso central no YouTube. Saúde e Pesq. 2018;11(3):459-65.

Duke CH, Yin J, Zhang X, Blankenship EB, Akuse SE, Shah GH, et al. Adopting YouTube to promote health: analysis of state health departments. Perm J. [Internet]. 2019 [cited in 2020 Oct. 12]; 23:18-094. Avaliable in: http://www.thepermanentejournal.org/issues/2019/winter/6971-adopting-youtube-to-promote-health-analysis-of-state-health-departments.html

Lema SHF. El uso de YouTube como herramienta para el desarrollo de habilidades sociales en adolescentes de 14 a 17 años [monografia]. Quito: Universidad San Francisco de Quito; 2018. 62 p.

Drozd B, Couvillon E, Suarez A. Medical YouTube Videos and Methods of Evaluation: Literature Review. JMIR Med Educ. 2018;4(1):e3.

Health on the Net Foundation. Código de conduta para sites web em Medicina e Saúde (HONcode) [Internet]. [s.d.] [citado em 2020 fev. 10]. Disponível em: http://www.hon.ch/HONcode/Portuguese

Ramos TB, Bokehi LC, Oliveira EB, Gomes MSA, Bokehi JR, Castilho SR. Informação sobre benzodiazepínicos: O que a internet nos oferece? Cienc Saúde Colet. 2020;25(11):4351-4360.

Publicado
2021-04-30
Seção
Artigos Originais