Liderança do enfermeiro no contexto de pandemia na atenção hospitalar: desafios, atuação e aprendizagem

Nurse leadership in the context of a pandemic in hospital care: challenges, performance, and learning

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12006

Palabras clave:

Enfermeiros, Liderança, covid-19, Pandemia

Resumen

Objetivo: Analisar o papel do enfermeiro no contexto de pandemia na atenção hospitalar. Método: Estudo de abordagem qualitativa, descritiva, com aplicação de entrevistas semiestruturadas com 19 enfermeiros que atuaram em posições estratégicas de liderança na pandemia em um hospital universitário no centro-oeste brasileiro. O processamento dos dados ocorreu com auxílio do software IraMuTeq para posterior análise de conteúdo temática. Resultados: Obtiveram-se seis classes semânticas que foram agrupadas em três categorias temáticas, a saber: liderança do enfermeiro em um cenário de inseguranças e incertezas; características da liderança do enfermeiro em circunstâncias de pandemia; e o papel do enfermeiro-líder na aprendizagem em serviço. Conclusão: Os resultados evidenciam a importância do enfermeiro na liderança dos processos de atenção à saúde ante os desafios impostos pela pandemia da covid-19, sendo necessário atuação propositiva nessas circunstâncias, o que foi propulsor de aprendizagens para presença proativa em outros contextos semelhantes.

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Biografía del autor/a

Juliesse Fátima Silva da Rosa Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em ENFERMAGEM pelo INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO (2016). Atualmente é técnico em enfermagem do Hospital Universitário Julio Muller. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem.

Vanessa Alves Mendes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Várzea Grande. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência como enfermeira na Atenção Primária a Saúde (2015-2016) e como docente na Universidade Federal de Mato Grosso/CUR (2013-2015) e Universidade Federal de Rondônia (2016-2021). Atualmente, está como professora adjunta do magistério superior no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Rondonópolis (desde 2021). Bolsista Fapemat edital n.004/2023- doutorado com produto tecnológico.

Ana Caroline de Lara, Hospital Universitário Julio Mueller

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/CUR (2013). Especialização em Urgência/Emergência e em Terapia Intensiva pelo Centro Goiano de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação (2015). Mestre em Ciências Aplicadas à Atenção Hospitalar pelo Hospital Universitário Júlio Muller (2022). Entre 2015 e 2018, foi Responsável Técnica (RT) no serviço de Pronto Atendimento em Conquista D'Oeste-MT, onde também atuava como enfermeira efetiva no setor de emergência e observação clínica; Atuou no gerenciamento das atividades de resgaste e socorrista em estradas (BRvidas APH). Atualmente, Enfermeira em enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Júlio Müller HUJM-UFMT e Chefe da Unidade da Criança e do Adolescente - UCA (HUJM/EBSERH). 

Dagmar Elaine Kaiser, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Associada, atuando na área de Administração em Enfermagem em Serviços de Saúde do Departamento de Assistência e Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1984. Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRGS. Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn/RS. Possui graduação em Enfermagem pela UFRGS (1977), graduação em Licenciatura em Enfermagem pela UFRGS (1985), especialização em Administração Hospitalar e Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (1987), especialização em Ativação dos Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Área da Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz (2006), especialização em Enfermagem em Dermatologia pela SOBENDE - Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (2018), mestrado em Administração da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS (2015). Possui cadastro como docente pesquisador no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, no Grupo de Pesquisa Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício), Linha de Pesquisa a Pele a Fundo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Gerenciamento em Enfermagem e Saúde na Atenção Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de trabalho em saúde e enfermagem na atenção primária à saúde; bioética; pele e enfermagem em dermatologia. Editora Associada e revisora ad hoc da Revista Gaúcha de Enfermagem. Editora chefe da Revista Pelle Sana, da SOBENDE. Revisora ad hoc da Revista Interface - Comunicação, Saúde e Educação. 

Mara Regina Rosa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1981), Especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS e em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente. Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995), Doutorado em Ciências na Escola de Enfermagem da USP - Universidade de São Paulo. É professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Líder do Grupo de Pesquisa GEFOR - Gestão, Educação e Formação em Saúde e Enfermagem. Orientadora nos Programas de Pós-graduação em Enfermagem - FAEN / UFMT. Desenvolve pesquisas na área de Educação em Enfermagem e Gerenciamento em Enfermagem. Integra a RIIEE - Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem, como representante do Estado de Mato Grosso. 

Gímerson Erick Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Adjunto na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (FAEn- UFMT), com formação interdisciplinar que integra Enfermagem, Gestão, Educação e Saúde. Possui graduação em Administração e em Enfermagem, com especializações em áreas correlatas, Mestrado e Doutorado em Enfermagem. Dedica-se à criação, prototipagem e desenvolvimento de soluções interdisciplinares inovadoras para os serviços de saúde, por meio da análise de problemas e do mapeamento de experiências. Seu trabalho é centrado na criação de estratégias educacionais, gerenciais, assistenciais e tecnológicas que visam promover melhores experiências no atendimento aos usuários e na transição de cuidados entre os diversos pontos de contato com os serviços de saúde, com ênfase na melhoria contínua dos serviços, na inovação e na continuidade do cuidado. Para isso, orienta-se pela criação e desenvolvimento de abordagens colaborativas que garantam experiências de cuidado integrais, seguras e de qualidade para pacientes e famílias, profissionais de saúde e gestores. Atua como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Atenção Hospitalar (PPGCAAH), do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da FAEn-UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa GEFOR - Gestão, Educação e Formação em Saúde em Enfermagem, e pesquisador na Rede Interstício - A pele a fundo, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas temáticas: gestão em saúde e enfermagem (com ênfase em gestão da clínica empreendedorismo e ecossistemas de inovação); saúde e adoecimento no trabalho (focando na clínica psicodinâmica do trabalho); ensino na saúde (com foco na ciência da mente, cérebro e educação); experimentações em design e tecnologias para a inovabilidade educacional e em saúde (Design Science); além de gestão clínica em dermatologia e estética avançada e reparadora. 

Citas

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Publicado

2025-09-03

Cómo citar

Santos, J. F. S. da R., Mendes, V. A., Lara, A. C. de, Kaiser, D. E., Ribeiro, M. R. R., & Ferreira, G. E. (2025). Liderança do enfermeiro no contexto de pandemia na atenção hospitalar: desafios, atuação e aprendizagem: Nurse leadership in the context of a pandemic in hospital care: challenges, performance, and learning. Saúde E Pesquisa, 18, e12006. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12006

Número

Sección

Artigos Originais