Terapias com luz e cores: uma revisão integrativa sobre cromoterapia, colorpuntura, laserpuntura e fotobiomodulação

Light and color therapies: an integrative review on chromotherapy, colorpuncture, laserpuncture and photobiomodulation

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12981

Palabras clave:

cromoterapia, colorpuntura, cromopuntura, laserterapia, laserpuntura, fotobiomodulação e práticas integrativas e complementares em saúde

Resumen

Introdução: As práticas integrativas em saúde, como cromoterapia, colorpuntura, laserpuntura e fotobiomodulação, vêm ganhando espaço, mas ainda carecem de estudos que consolidem sua eficácia. Métodos: Revisão integrativa realizada entre 1999 e 2019, utilizando bases de dados científicas e descritores específicos. Resultados: De 291 publicações, 44 foram analisadas. A fotobiomodulação demonstrou maior respaldo científico, sendo eficaz na regeneração tecidual e analgesia. A cromoterapia mostrou potencial na regulação emocional, enquanto colorpuntura e laserpuntura apresentaram benefícios na estimulação energética e alívio da dor, mas com menor padronização. Conclusão: A fotobiomodulação já possui validação científica, enquanto as demais terapias necessitam de mais estudos. A padronização de protocolos e a capacitação profissional são fundamentais para sua aplicação clínica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Melo Duarte Franco, Universidade Cidade de São Paulo

Bacharelando em Naturologia pela UNICID, Pós Graduando (Lato Sensu) em Saúde da Família pela UAM e em Fitoterapia e Prescrição de Fitoterápicos pela FACUMINAS. Graduado em Ciências Biológicas pela FCE, em Pedagogia pela UNINOVE, em Matemática pela FASP. Pós Graduado (Lato Sensu) em Educação de Direitos Humanos pela UFABC, em Informática Instrumental pela UTFPR, em Gestão Pública pela UFJF e em Gestão da Educação Profissional no Ensino da EJA pela IFRN. Aperfeiçoamento em Astronomia pela USP e em Educação Ambiental pela UNIFESP. Cromoterapeuta e Fitoterapeuta voluntário no Hospital do Servidor Público Municipal. Gestor Escolar e Professor na Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência na área da saúde, com ênfase em práticas integrativas e complementares. Tem experiência na área de educação, com ênfase em docência, gestão pedagógica, gestão administrativa, tecnologia educacional e projetos.

Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues, Universidade de São Paulo

Graduado em Naturologia Aplicada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Formação em Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura. Pós graduado em estética facial e corporal pela Universidade do Vale do ItajaÍ (UNIVALI). Mestre em Epidemiologia - Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Editor-chefe do periódico "Journal of Naturology and Complementary Therapies" ISNN 2116-915X online/ ISSN 2116-7580 impresso. Líder do Núcleo de Pesquisa em Práticas Integrativas e Naturologia Baseadas em Evidênciass do CNPq. Atualmente é professor assistente da Universidade do Sul de Santa Catarina (2008-atual) e da Universidade Cruzeiro do Sul (2022-atual), coordenador de cursos de pós-graduação na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Naturólogo da Clínica Nativa de Bem e Colunista do Jornal e Portal Notisul. Presta consultorias para desenvolvimento de carreiras, aberturas de clínicas e no desenvolvimento de produtos na área da Saúde e bem-estar. Foi Vice-presidente da Associação Brasileira de Naturologia (2012-2014), presidente da Sociedade Brasileira de Naturologia (2014-2017), coordenador do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (2016-2019) com atuação na gestão do curso, da Clínica Escola, na coordenação de TCC e Estágio. Possui 3 livros, 30 artigos e 5 capítulos de livros publicados. Coordenou 10 projetos de extensão na comunidade, orientou 6 trabalhos de pós-graduação, 4 iniciações científicas e 43 TCC de graduação. Participou ativamente da reforma ou implantação de Projetos Pedagógicos de cursos de graduação no país na área de Naturologia. Foi membro de comissões organizadoras e científicas e palestrante de eventos internacionais e nacionais. Participou da elaboração do PL 3804/12 para regulamentação do naturólogo e participou dos GTs: Código de Ética, Símbolo da profissão, Política; Diretrizes Curriculares Nacionais; naturologia e naturopatia. Leciona as disciplinas de Introdução a Naturoterapia, Práticas Integrativas e Complementares na Saúde Coletiva, Trabalho de Conclusão de Curso I, II e III, Terapêutica Tradicional Chinesa e Fitoterapia e Plantas Medicinais. Orienta projetos de pesquisas nas áreas de pesquisas epidemiológicas, clínicas e revisões sistemáticas envolvendo as Práticas Integrativas e Complementares (PIC). Supervisiona estágios na área de Terapêutica Tradicional Chinesa/Acupuntura, Saúde Coletiva e Saúde e Beleza. Atua principalmente na área de Saúde Coletiva, Saúde mental, Bem-estar, Qualidade de vida, Epidemiologia, Fitoterapia, Naturologia, Acupuntura e outras Práticas Integrativas e Complementares (PIC).

Gisele Damian Antonio Gouveia, Cruzeiro do Sul Educacional

Gisele Damian Antonio Gouveia, Doutora em Saúde Coletiva com ênfase na Fitoterapia na APS - UFSC (2013). Graduada em Farmácia com habilitação em Homeopatia - UNISUL (2000), Graduanda em Educação Física - UNIBF (2020); Graduanda em Nutrição UNCSUL (2023); Pós-Graduada em Acupuntura - IBRATE (2011), Posgraduada em Farmácia Magistral - UNISUL (2003), Pós-graduada em Epidemiologia e Vigilância em Saúde - Unyleya (2018); Pós-graduada em igilância em Saúde Ambiental - UFRJ (2019), Pós-graduada em Psicanálise - UNOPAR (2023). Pós-graduanda em Estética e Cosméticos UNOPAR (2023). Mestre em Reiki Via Dandara (2021), Terapeuta Integrativa com Formação com Terapia Floral Master Healing (2021), Terapia Floral Bach I e II Instituto Bach Center (2018), Terapia Floral Australiana I CIEPH (2018). Lian Gong em 18 Terapias Anterior, Posterior e Yi Qi Gong pela Associação Brasileira de Lian Gong (2021), Focalizadora de Dança Circular Sangrada (2022) Artes Marciais 2 DAN Goju Ryu (1996), Constelação Familiar e Sistêmica - IBPC (2023), Constelação Sistêmica com bonecos - IBRACS (2020), Especialista em Aromaterapia pediátrica (2023), Shiatsuterapeuta (2022). Atua 16 anos como docente do Ensino Superior no Tecnólogo de Terapias Integrativas, Bacharel em Naturologia EAD-Semipresencial, Pos-graduação da área saúde e bem-estar da Cruzeiro do Sul Educacional S/A, do Ensino Técnico Profissionalizante de Massoterapia e Estética da Faculdade Senac Tubarão e.Pós-graduação de Acupuntura no IBRATE e CIEPH. Atuou, por 12 anos no Telemedicina e Telessaúde UFSC/SC, Preceptora do Curso de Formação em Auriculoterapia para profissionais da saúde da atenção básica (MS/UFSC) e Gestora Estadual da Política Nacional de práticas integrativas da Diretoria de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de SC. Coordenadora Nacional da Pós-graduação da área da Saúde e Bem-Estar da Diretoria Lifelong Learning da Cruzeiro do Sul Educacional S/A. Atuou como coordenadora do Bacharel em Naturologia da Cruzeiro do Sul de 2022 a 2023. Palestrante, conteudista de disciplina na área da saúde pública, farmácia, fitoterapia, acupuntura e terapias integrativas Ead, mentora, escritora e terapeuta em práticas integrativas, Experiência em Educação permanente em PICS e Atenção Primária em Saúde. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa - Labesi. Acupunturista da Vivare Clinica Tubarão e CEO da Plataforma Digital IntegralMente Digital.

Citas

1. Boccanera NB, Boccanera SF, Barbosa MA. As cores no ambiente de terapia intensiva: percepções de pacientes e profissionais. Rev Esc Enferm USP. 2005;40[3]:343-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/article/view/30752.
2. Balzano O, Guimarães OM, Guimarães CB. Cromoterapia: tratamento de crianças e gestantes. São Paulo: Lebooks; 2013.
3. Pagnamenta NF. Cromoterapia para crianças. São Paulo: Madras; 1998.
4. Erthal V, Hatsuko Baggio C. Analgesia por acupuntura/ capítulo Laserpuntura: um estudo de efeitos antinociceptivos. Curitiba: OMNIPAX; 2013.
5. Cabrera EB, Perón JMR, Alfonso LEA. Laserpuntura con helio-neón en el tratamiento de pacientes traumatizados. Rev Cubana Med Milit. 2002;31[1]:5-12. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=1800111.
6. Kitchen S, Ribeiro LB. Eletroterapia: prática baseada em evidências. São Paulo: Manole; 2003.
7. Wright T, Schiffman R. Lasers de baixa intensidade e suas aplicações. New York: Springer; 1995.
8. Simunovic Z, Ivankovich AD, Depolo A. Wound healing of animal and human body sport and traffic accident injuries using low-level laser therapy treatment: a randomized clinical study of seventy-four patients with control group. J Clin Laser Med Surg. 2000;18[2]:67-73. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/014556130001800207.
9. Ferraresi C, Kaippert B, Avci P, Huang YY, de Souza MV, Bagnato VS, et al. Low-level laser [light] therapy increases mitochondrial membrane potential and ATP synthesis in C2C12 myotubes with a peak response at 3-6 H. Photochem Photobiol. 2015;91[2]:411-6. Disponível em: https://iovs.arvojournals.org/article.aspx?articleid=2338665.
10. Bjordal JM, Johnson MI, Iversen V, Aimbire F, Lopes-Martins RAB. Low-level laser therapy in acute pain: a systematic review of possible mechanisms of action and clinical effects in randomized placebo-controlled trials. Photomed Laser Surg. 2006;24[2]:158-68. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/pho.2006.24.158.
11. Ojea AR, Madi O, Neto RML, Lima SE, Carvalho BT, Ojea MJR, et al. Beneficial effects of applying low-level laser therapy to surgical wounds after bariatric surgery. Photomed Laser Surg. 2016;34[11]:580-4. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/pho.2016.4167.
12. Nampo FK, Cavalheri V, Soares FS, Ramos SP, Camargo EA. Low-level phototherapy to improve exercise capacity and muscle performance: a systematic review and meta-analysis. Lasers Med Sci. 2016;31[9]:1957-70. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10103-016-2033-4.
13. Anders JJ, Arany PR, Baxter GD, Lanzafame RJ. Light-emitting diode therapy and low-level light therapy are photobiomodulation therapy. Photobiomodul Photomed Laser Surg. 2019;37[2]:63-5. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/pho.2019.4598.
14. Hennessy M, Hamblin MR. Photobiomodulation and the brain: a new paradigm. J Opt. 2017;19[1]:1-17. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/2040-8986/aa51dc.
15. Abreu IPH. O vitalismo das Práticas Integrativas e Complementares e o conceito de campo da ciência moderna. Vittalle – Revista de Ciências da Saúde. 2018;30[1]:115-29. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/vittalle/article/view/148918.
16. Brasil. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: PNPIC: atitude de ampliação de acesso. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Ministério da Saúde; Brasília: 2006. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2016/outubro/06/PNPIC-2016.pdf.
17. Andrade JTD, Costa LFAD. Medicina complementar no SUS: práticas integrativas sob a luz da Antropologia médica. Saúde e Sociedade. 2015;19:497-508. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/article/view/118863.
18. Brasil. Portaria nº 849 de 27 de março de 2017. Inclui a 14 práticas à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Diário Oficial da União; 27 mar. 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-849-de-27-de-marco-de-2017-141647204.
19. Brasil. Portaria nº 702 de 21 de março de 2018. Inclui novas práticas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Diário Oficial da União; 21 mar. 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-702-de-21-de-marco-de-2018-157569418.
20. Luz MT. Novos Saberes e Práticas em Saúde Coletiva: Estudo Sobre Racionalidades Médicas e Atividades Corporais. 2ª ed. São Paulo: Hucitec; 2005.
21. Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010;8[1]:102-6. Disponível em: https://www.einstein.br/revista/vol8-1/revisao-integrativa-o-que-e-e-como-fazer.
22. Sophia M. Cromoterapia - Qualidade das cores e técnica de aplicação. São Paulo: Roca; 2006.
23. Radeljak S, et al. Chromotherapy in the regulation of neurohormonal balance in human brain - complementary application in modern psychiatric treatment. Collegium Antropologicum. 2008;32[2]:185-8. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/index.php?show=clanak&id_clanak_jezik=61984.
24. Schulka S, Souza AW. Cromoterapia Aplicada na Harmonização do Emocional Intensificando os Tratamentos Estéticos. 2013. Não disponível online.
25. Nunes R. Cromoterapia a Cura Através da Cor: Cromoterapia Aplicada, Cromoterapia Técnica, Curso Dinâmica da Cromoterapia, Conceitos Fundamentais da Cromoterapia. Brasília; 1995. 1-378 p. Não disponível online.
26. Santana JÁ, Santana KSSC, Deodato LFF. Práticas Alternativas e Complementares: Tratamento da dor na anemia falciforme. Rev Cient FASETE. 2017;1:148-59.
27. Bello RS. Cromoterapia. Rev Assoc Paul Naturol. 2019. Disponível em: http://apanat.org.br/cromoterapia/.
28. Mandel P. Compendio Practico de Colorpuntura. Madrid: Apostrofe Ediciones; 2000.
29. Pankratov S. Meridians conduct light. Raum und Zeit. 1991;35[88]:16-8.
30. Breiling B. Light Years Ahead: The Illustrated Guide to Full Spectrum and Colored Light in Mindbody Healing. Berkeley, CA: Celestial Arts; 1996.
31. Croke M, Bourne RD. A review of recent research studies on the efficacy of Esogetic Colorpuncture Therapy--A wholistic acu-light system. Am J Acupunct. 1999;27[1-2]:85-94. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/acm.1999.27.85.
32. Campbell SS, Murphy PJ. Extraocular Circadian Phototransduction in Humans. Science. 1998;279:396-9. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.279.5357.396.
33. Silva EM, Gomes SP, Ulbrich LM, Giovanini AF. Avaliação histológica da laserterapia de baixa intensidade na cicatrização de tecidos epitelial, conjuntivo e ósseo: estudo experimental em ratos. Rev Sul-Bras Odontol. 2007;4:29-35. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/sul-bras-odontologia/article/view/4461.
34. Rocha Júnior, et al. Laser de baixa intensidade em processos inflamatórios e reparativos. 2ª ed. São Paulo: Ed. Manole; 2006.
35. Guirro E, Guirro RF. Fisioterapia dermato-funcional: fundamentos, recursos, patologias. 3ª ed. São Paulo: Manole; 2004.
36. Baxter GD. Therapeutic lasers: Theory and practice. Livingstone; 1994. p. 89-138.
37. Valchinov P, Pallikarakis N. Design and development of a multi-channel electromyography measurement system. J Biomech. 2005;38[3]:509-17. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0021929004002475.
38. Scognamillo-Szabó MVR, Bechara GH. Acupuntura: bases científicas e aplicações. Ciência Rural. 2001;31[6]:1091-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cer/article/view/14351.
39. Figueiredo ALP, et al. Laser terapia no controle da mucosite oral: um estudo de metanálise. Rev Assoc Med Bras. 2013;59[5]:467-74. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/article/view/59554.
40. Karu TI, et al. Cellular effects of low power laser therapy can be mediated by nitric oxide. Lasers Surg Med. 2005;38[4]:307-14. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/lsm.20141.
41. Arany PR. Craniofacial wound healing with photobiomodulation therapy: new insights and current challenges. J Dent Res. 2016;95:977-84. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022034516640414.
42. Silva VCR, et al. Photodynamic therapy for treatment of oral mucositis: Pilot study with pediatric patients undergoing chemotherapy. Photodiagnosis Photodyn Ther. 2018;21:115-20. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1572100017301056.
43. Pessoa DR, et al. Association of facial massage, dry needling, and laser therapy in Temporomandibular Disorder: case report. CoDAS. Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia; 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/article/view/29327.
44. Alves V, Furlan R, Motta A. Efeitos Imediatos Da Fotobiomodulação Com Laser De Baixa Intensidade Sobre O Desempenho Muscular: Uma Revisão Integrativa Da Literatura. 2019;7. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlm/article/view/140013.

Publicado

2025-11-23

Cómo citar

Franco, L. M. D., Rodrigues, D. M. de O., & Gouveia, G. D. A. (2025). Terapias com luz e cores: uma revisão integrativa sobre cromoterapia, colorpuntura, laserpuntura e fotobiomodulação : Light and color therapies: an integrative review on chromotherapy, colorpuncture, laserpuncture and photobiomodulation. Saúde E Pesquisa, 18, e12981. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12981

Número

Sección

Artigos de Revisão