Análise Morfométrica de Neurônios Mientéricos Nadh-Diaforase Positivos do Bulbo Intestinal de Cyprinus carpio (Linnaeus 1758) (Osteichthyes, Cyprinidae)
Palabras clave:
Plexo mientérico, Intestino, Peixes, nadh-diaforase, Aparelho digestório, Myenteric plexus, Intestine, Fish, nadh-diaphorasi, Digesting system.Resumen
O sistema nervoso entérico é constituído pelos plexos mientérico e submucoso que programam e coordenam as funções gastrintestinais. Embora existam citações sobre a presença do plexo mientérico em peixes, pouco se sabe sobre o assunto naqueles animais. Levando-se em consideração a importância do plexo mioentérico, objetivou-se a localização do plexo mientérico por meio de cortes histológicos e a mensuração da área do perfil do pericário (PP) de neurônios mientéricos no bulbo intestinal de Cyprinus carpio, por meio de preparados de membrana submetidos ao método histoquímico de detecção da atividade da nadh-diaforase. O plexo mientérico foi localizado entre os estratos da túnica muscular constituído por neurônios isolados e, também, reunidos em gânglios de distribuição esparsa. Foi mensurada a área do PP de 500 neurônios, utilizando-se microscópio de luz e um programa computadorizado de captação e análise de imagens. A área do PP variou de 28,54 a 426,22 ?m2 com média de 151,33 ?m2 e desvio-padrão de 61,14 ?m. Os neurônios com a mensuração da área do PP incluída no intervalo de valores resultantes da média ? desvio-padrão, foram classificados como de tamanho médio. Aqueles com dimensões superiores e inferiores ao referido intervalo foram considerados de tamanhos grandes e pequenos, respectivamente. As porcentagens de neurônios pequenos, médios e grandes foram 12,6 %, 74,5 % e 13 %, respectivamente. Concluiu-se que, no bulbo intestinal de C. carpio, o plexo mientérico é formado por neurônios nadh-diaforase positivos de diferentes dimensões e predominam neurônios de tamanho médio, sem o arranjo ganglionar característico de animais superiores.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-06-27
Cómo citar
Germano, R. de M., Stabille, S. R., Carnie, M. K., Mari, R. de B., Clebis, N. K., & Faria, H. G. de. (2008). Análise Morfométrica de Neurônios Mientéricos Nadh-Diaforase Positivos do Bulbo Intestinal de Cyprinus carpio (Linnaeus 1758) (Osteichthyes, Cyprinidae). Saúde E Pesquisa, 1(1), 07–13. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/699
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.