Qualidade de vida e sintomas de depressão: influências da COVID-19 e atividade física

Quality of life and depression symptoms: influences of COVID-19 and physical activity

Palavras-chave: Atividade Física, Depressão, Qualidade de Vida, Universitários

Resumo

Objetivo: Verificar a influência do diagnóstico de Covid-19 e da prática de atividade física na qualidade de vida e nos sintomas depressivos de estudantes universitários. Metodologia: A amostra foi de 238 graduandos (22,4 ± 4,1 anos, 170,3 ± 9,4 cm e 67,4 ± 15,04 Kg). Para avaliar a QV, utilizou-se o WHOQOL-Bref, enquanto os sintomas de depressão foram avaliados pelo Inventário de Depressão de Beck (BDI). Os participantes responderam a um questionamento se já haviam ou não sido diagnosticados com a COVID-19 e se praticavam exercícios físicos regularmente. Resultados: A prática de atividade física influenciou em aumentos significativos na QV nos domínios psicológico (4,28%), ambiental (8,01%), físico (3,13%) e redução dos sintomas depressivos (2,22%). Conclusão: Ter sido acometido e ter se recuperado da covid, incitou uma supervalorização na autopercepção de aspectos físicos e sociais e que a prática de exercício físico influenciou positivamente a QV e a redução dos sintomas depressivos.

Biografia do Autor

Marcos Monteiro dos Santos, Universidade de Brasília
Atualmente é Mestrando do programa de Pós-graduação em Educação Física da UNB. Formado em Educação Física pela Universidade Evangélica de Anápolis - UniEvangélica. Exercesse a função de Professor de Natação e Modalidade Cross. Tem experiência na área de Educação e Pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescentes, crianças, risco cardiovasculares, aptidão física, qualidade de vida, saúde mental, estilo de vida e transtornos de psicológicos.
Rochelle Rocha Costa, Universidade de Brasília
Possui graduação em Educação Física (2006), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui pós-doutorado em Treinamento Físico para Populações Especiais (2017) pela UFRGS e em Metodologia da Pesquisa com ênfase em Bioestatística (2018) pela UFRGS (PNPD/CAPES). Atualmente é professora adjunta na Universidade de Brasília (UnB). É coordenadora de Práticas Desportivas (PDs), coordenadora do Programa Segundo Tempo Universitário na UnB, coordenadora do Parque Aquático e vice coordenadora de Extensão na Faculdade de Educação Física da UnB. Está credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física da FEF/UnB.
Karini Borges dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Graduada em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Atividades Aquáticas, mestrado e doutorado em Esporte e Exercício pela Universidade Federal do Paraná com período de intercambio na Manchester Metropolitan University (UK). Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Física na mesma instituição com principal temática de pesquisa na área de Atividades Aquáticas.

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Publicado
2024-03-31
Seção
Artigos Originais