Estratégias educativas para prevenção de ISTs e HIV/AIDS na população LGBTQIAP+
Educational strategies for preventing STIs and HIV/AIDS in the LGBTQIAP+ population
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13028Palabras clave:
Minorias sexuais e de gênero, Saúde sexual, Educação em saúdeResumen
Objetivo: Investigar a realização das práticas do enfermeiro sobre uso de ações educativas para prevenção de ISTs e HIV/AIDS na população LGBTQIAP+ na APS. Método: Estudo realizado em Pau dos Ferros/RN, com 12 enfermeiros atuantes em 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Adotou-se um método exploratório-descritivo com abordagem quantitativa. Resultados: Dos participantes, 75% declararam conhecer estratégias de prevenção, mas relataram não ter recebido capacitação específica; 100% concordaram sobre a necessidade de capacitação; 91,7% afirmaram não se sentir preparados para desenvolver intervenções educativas direcionadas a essa população; e apenas 58,3% já realizaram ações educativas sobre sexualidade e prevenção de ISTs e HIV/AIDS com a comunidade LGBTQIAP+. Conclusão: Os resultados evidenciam que, embora os enfermeiros possuam certo grau de familiaridade com o tema, uma parcela significativa desses profissionais ainda não realiza ações educativas específicas, apontando para a necessidade de capacitação e suporte técnico.
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