Estratégias educativas para prevenção de ISTs e HIV/AIDS na população LGBTQIAP+

Educational strategies for preventing STIs and HIV/AIDS in the LGBTQIAP+ population

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13028

Palabras clave:

Minorias sexuais e de gênero, Saúde sexual, Educação em saúde

Resumen

Objetivo: Investigar a realização das práticas do enfermeiro sobre uso de ações educativas para prevenção de ISTs e HIV/AIDS na população LGBTQIAP+ na APS. Método: Estudo realizado em Pau dos Ferros/RN, com 12 enfermeiros atuantes em 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Adotou-se um método exploratório-descritivo com abordagem quantitativa. Resultados: Dos participantes, 75% declararam conhecer estratégias de prevenção, mas relataram não ter recebido capacitação específica; 100% concordaram sobre a necessidade de capacitação; 91,7% afirmaram não se sentir preparados para desenvolver intervenções educativas direcionadas a essa população; e apenas 58,3% já realizaram ações educativas sobre sexualidade e prevenção de ISTs e HIV/AIDS com a comunidade LGBTQIAP+. Conclusão: Os resultados evidenciam que, embora os enfermeiros possuam certo grau de familiaridade com o tema, uma parcela significativa desses profissionais ainda não realiza ações educativas específicas, apontando para a necessidade de capacitação e suporte técnico.

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Biografía del autor/a

Hilza Beatriz Barbosa de Sousa, Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Evolução (FACEP). Especialização em andamento de Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pela Faculdade Líbano. Monitora acadêmica na disciplina de Anatomia Humana (2022). Extensionista do projetos de extensão: Saúde do Trabalhador (2022). Membro do grupo de pesquisa Assistência à Saúde da População LGBTQIA+ (2022). Interesses pelas seguintes áreas de pesquisa: Saúde da mulher; Gênero e Sexualidade; Saúde da População LGBTQIAP+ e Saúde do Trabalhador.

Rafael Jeremias de Aquino Nunes, Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar

Graduado pelo curso de Enfermagem da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar- FACEP, foi bolsista voluntário do Projeto de Pesquisa Realização da Sistematização da assistência de Enfermagem por estudantes durante os estágios curriculares, monitor da disciplina Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem. realizou estágio extra-curricular na VI regional de saúde do estado do Rio grande do Norte. Pós graduado em Enfermagem em Urgência e Emergência, pós graduado em Auditória em Serviços de Saúde, pós graduando em saúde da mulher e Enfermagem do trabalho e graduando do curso de letras- Inglês - UERN. Atualmente Professor de Enfermagem da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar- FACEP e Laboratorista da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar- FACEP.

Rafael Tavares Silveira Silva, Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, Pós-graduado em Enfermagem em Dermatologia pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) e em Gestão em Saúde pela UFRN. Possuo razoável compreensão da língua inglesa, bons conhecimentos em informática, facilidade em comunicação social (como falar em público), boa desenvoltura em atividades educativas e facilidade com gerência de pessoas. Atualmente sou professor do Curso de Psicologia e professor e Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar (FACEP).

Rodrigo Jácob Moreira de Freitas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Enfermagem (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Mestre e Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará - PPCCLIS/UECE (2019). Docente Classe III, Nível IV do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/Campus Pau dos Ferros - CAPF. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Saúde e Sociedade - PPGSS/UERN. Professor Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família - PPGSF/RENASF, nucleadora UECE. Professor permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família PROFSAÚDE/UERN. Líder do Grupo de pesquisa: Conhecimento, Enfermagem e Saúde das Populações (GRUPESCES) - UERN e membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Cuidado Clínico, Saúde Mental e Saúde da Família (GPECCS) - UECE. Pesquisa sobre o uso de teorias (Fenomenologia Social de Alfred Schutz e Tidal Model do Phil Barker) no cuidado clínico de enfermagem em saúde mental. Leciona as disciplinas de Semiologia e Semiotécnica do Processo de Cuidar em Enfermagem; Enfermagem no Processo saúde/doença do adulto, especificamente a Saúde Mental do Adulto; e Gênero, enfermagem e Saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem em saúde mental, educação, violência, gênero, saúde da população LGBTQ+ e sexualidade.

Rosane Shirley Saraiva de Lima, Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar

Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (CMAE - PMAE - URCA). Especialista em Saúde da Família pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Enfermeira pela Faculdade Vale do Salgado - FVS (Bolsista - Programa Universidade para todos, PROUNI, 2017).

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Publicado

2025-09-03

Cómo citar

Sousa, H. B. B. de, Nunes, R. J. de A., Silva, R. T. S., Freitas, R. J. M. de, & Lima, R. S. S. de. (2025). Estratégias educativas para prevenção de ISTs e HIV/AIDS na população LGBTQIAP+: Educational strategies for preventing STIs and HIV/AIDS in the LGBTQIAP+ population. Saúde E Pesquisa, 18, e13028. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13028

Número

Sección

Artigos Originais