O Capital Social de Idosos Atendidos no Ambulatório do Centro Universitário UNIRG na Cidade de Gurupi, Tocantins

Autores

  • Érica Eugênio Lourenço Gontijo Centro Universitário UNIRG
  • Marcos Gontijo Centro Universitário UNIRG
  • Ana Flavia Eugênio Lourenço Faculdade Estácio de Sá
  • Nancy Julieta Inocente Universidade Taubaté

Palavras-chave:

Capital Social, Grupos e Redes, Idosos

Resumo

Capital social é a capacidade de interação dos indivíduos, sendo um bom parâmetro para medir a qualidade de vida em grupos, inclusive de idosos. Este estudo se propõe a avaliar o capital social dos idosos atendidos no ambulatório do Centro Universitário UNIRG de Gurupi, Tocantins. Realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, o delineamento de levantamento de dados e com abordagem quantitativa usando como ferramenta questionário com 217 idosos aos quais foi aplicado um questionário padronizado para mensurar o capital da amostra. A maior parte dos idosos pesquisados (65,90%) estava inserida na faixa etária entre 60 e 70 anos, 61,80% eram do sexo feminino, 95,10% pertenciam às classes sociais C e D, 31,30% eram analfabetos, 42,40% apresentavam hipertensão, 26,27% problemas na coluna e 23,04% diabetes. Quanto aos parâmetros utilizados para identificar o capital social dos idosos foi observado que 50,23% participam de algum grupo para a realização de atividades e interação social, 86,20% acham que nunca é demais ter cuidado com as pessoas (desconfiar), 58,50% responderam que é muito provável que se envolvam em problemas da comunidade com o propósito de resolver ou ajudar a resolvê-lo, 92,60% afirmaram que utilizam como fonte de informação mais importante a respeito do que o governo está fazendo a televisão, 79,72% dos idosos afirmaram ter votado nas últimas eleições e 45,16% afirmaram serem pessoas muito felizes. Foi possível verificar que, para a população em estudo, os níveis de qualidade de vida e capital social são muito baixos e que não existem programas ou ações efetivas de caráter governamental para a criação de redes sociais para aumentar o capital social local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Eugênio Lourenço Gontijo, Centro Universitário UNIRG

Docente Auxiliar do curso de Análises Clínicas do Centro Universitário Fundação UNIRG; Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional.

Marcos Gontijo, Centro Universitário UNIRG

Doutorando em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás – UFG; Mestre em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Goiás – UFG; Docente Titular de Parasitologia do Centro Universitário Fundação UNIRG em Gurupi, Tocantins

Ana Flavia Eugênio Lourenço, Faculdade Estácio de Sá

Farmacêutica e Mestre em Medicina Tropical; Docente do curso de Farmácia da Faculdade Estácio de Sá.

Nancy Julieta Inocente, Universidade Taubaté

Orientadora; Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional - PPGDR - na Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

08-02-2013

Como Citar

Gontijo, Érica E. L., Gontijo, M., Lourenço, A. F. E., & Inocente, N. J. (2013). O Capital Social de Idosos Atendidos no Ambulatório do Centro Universitário UNIRG na Cidade de Gurupi, Tocantins. Saúde E Pesquisa, 6(1). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/2482

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)