A Educação de Adultos na Educação de Jovens e Adultos como Promotora da Saúde Mental

Autores

  • Janira Siqueira Camargo Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Adultos, Analfabetismo, Saúde Mental

Resumo

Esse texto tem como objetivo discutir a oferta de educação para pessoas que voltam ou iniciam seu processo de escolarização na idade adulta, na Educação de Jovens e Adultos – EJA, como instrumento para a promoção da saúde mental. A partir de uma pesquisa desenvolvida com onze adultos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da EJA, foi possível verificar que o ingresso ou reingresso na escola proporcionou benefícios significativos na vida dessas pessoas do ponto de vista emocional, cognitivo e social. Portanto, podemos afirmar que a frequência à escola na EJA proporcina a remediação e a prevenção de problemas de saúde mental, por meio do empoderamento que permite às pessoas que a ela têm acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janira Siqueira Camargo, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga, com Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Psicologia da Educação, Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá na área de Psicologia da Educação.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Como Citar

Camargo, J. S. (2015). A Educação de Adultos na Educação de Jovens e Adultos como Promotora da Saúde Mental. Saúde E Pesquisa, 8, 31–44. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3800