Desvelando a Vivência da Equipe Multiprofissional no Cuidar do Paciente Esquizofrênico

  • Patricia Suguyama Universidade Estadual de Maringá - UEM.
  • Laís Stocco Buzzo Centro Universitário de Maringá - UniCesumar.
  • Magda Lúcia Félix de Oliveira Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Palavras-chave: Equipe de Assistência ao Paciente, Esquizofrenia, Saúde Mental, Transtornos Mentais

Resumo

A esquizofrenia é considerada um transtorno mental grave e crônico, que possui um rol de sintomas. Assim, é imprescindível compreender o contexto no qual se insere o paciente, para determinar quais intervenções contribuirão para o seu tratamento. Nesse sentido, o trabalho em equipe tem por fim a reorganização do serviço para promover qualidade de vida ao paciente. Objetivou-se, portanto, compreender a vivência da equipe multiprofissional na atenção ao paciente esquizofrênico, por meio de uma pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa dez profissionais de um Hospital Psiquiátrico situado no Norte do Paraná. Os dados foram analisados conforme Bardin e, segundo a análise de conteúdo, foram identificadas duas categorias temáticas: Vivência da equipe multiprofissional com o paciente esquizofrênico e Importância da equipe multiprofissional na assistência ao paciente esquizofrênico. O resultado revelou que os entrevistados, além de trabalharem em equipe, reconheceram sua importância no tratamento do paciente e que a interdisciplinaridade faz parte da realidade dos mesmos, no qual mostram-se evidentes nas falas.

Biografia do Autor

Patricia Suguyama, Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Enfermeira, Pós-graduanda em Atenção Integral em Saúde Mental pela UEM/PR; Enfermeira técnica do Centro de Controle de Intoxicações, Hospital Universitário Regional de Maringá – CCI/HUM
Laís Stocco Buzzo, Centro Universitário de Maringá - UniCesumar.
Enfermeira, Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá; Docente no curso de Graduação em Enfermagem, Unicesumar.
Magda Lúcia Félix de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Graduação e Pós-graduação em Enfermagem, UEM. Coordenadora do Centro de Controle de Intoxicações, Hospital Universitário Regional de Maringá – CCI/HUM.
Publicado
2016-06-14
Seção
Artigos Originais