Análise das Hospitalizações por uso de Drogas entre Crianças e Adolescentes no Estado do Paraná, Brasil

  • Alexandre Dido Balbinot
  • Arieli Haubert
Palavras-chave: Hospitalização, Saúde mental, Sistema Único de Saúde.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a evolução das hospitalizações psiquiátricas de crianças e adolescentes por uso de substâncias psicoativas no sistema público de saúde e o tempo médio de permanência no Estado do Paraná, utilizando-se como indicadores as taxas de internações entre os anos de 2000 a 2015. Trata-se de um estudo ecológico que utilizou dados secundários provenientes do Sistema DATASUS. A análise foi composta por Regressão de Poisson com variância robusta e Correlação de Spearman. O nível de significância utilizado foi de 5%. Observou-se aumento em 5% nas taxas de hospitalizações, com aumento de 4% para o sexo masculino e 8% para o feminino. Houve aumento no tempo de duração das hospitalizações em 6%, sendo de 4% para o sexo masculino e 9% para o feminino. Evidenciou-se correlação positiva entre o tempo médio e as taxas de internações, permanecendo o fenômeno quando estratificado por sexos. Então, apesar das políticas da reforma psiquiátrica, os serviços substitutivos não estão suprindo em sua totalidade a demanda de crianças e adolescentes em situação de drogadição.

Biografia do Autor

Alexandre Dido Balbinot
Educador Físico. Mestrando em Saúde Coletiva (UNISINOS) - Especialista em Saúde Mental Coletiva (RIS/ESP/HPSP) - Especialista em Avaliação e Prescrição de Treinamento Físico Personalizado com Ênfase na Saúde e/ou Rendimento Esportivo (ESEF/UFRGS). Professor especialista do Laboratório de Corpo e Linguagem do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Cachoeirinha/RS
Arieli Haubert
Graduanda do Curso de Pedagogia da Faculdade CESUCA. Educadora Social da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Ivo A. Rech de Cachoeirinha/RS.
Publicado
2016-06-14
Seção
Artigos de Revisão