Fatores Associados ao Índice de Massa Corporal em Portadores de Diabetes Mellitus

  • Livia de Carvalho Dias Universidade Federal do Pará
  • Isabelle Christine Vieira da Silva Martins Universidade Federal do Pará
  • Antonio José de Oliveira Castro Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Diabetes Mellitus, Escolaridade, Índice de Massa Corporal.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre os aspectos socioeconômicos, clínicos e o Índice de Massa Corporal em portadores de Diabetes Mellitus. Foi realizado estudo descritivo e analítico de 100 pacientes com Diabetes Mellitus que frequentavam a Organização Não Governamental (ONG) “Casa do Diabético”, em Belém - Pará, com aplicação de questionário de dados socioeconômicos e clínicos. A análise estatística foi realizada no programa BioEstat versão 5.0. A partir dos resultados constatou-se associação significativa entre os adultos (48,93 ± 7,97 anos) que utilizavam insulinoterapia plena (p = 0,003) e possuíam nível de escolaridade fundamental incompleto e superior (p = 0,004) com a classificação de Índice de Massa Corporal adequada. A insulinoterapia e o nível de escolaridade fundamental incompleto e superior foram associados ao Índice de Massa Corporal adequado, que contribui para avaliação dos métodos terapêuticos realizados pela ONG, assim como para elaboração de estratégias de tratamento viáveis à realidade do portador de Diabetes Mellitus.

Biografia do Autor

Livia de Carvalho Dias, Universidade Federal do Pará
Discente na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Pará (PA).
Isabelle Christine Vieira da Silva Martins, Universidade Federal do Pará
Mestre em Neurociências e Biologia celular pela UFPA/PA, Docente na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Pará (PA).
Antonio José de Oliveira Castro, Universidade Federal do Pará
Doutor em Neurociências e Biologia celular pela UFPA/PA, Docente na Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará, Pará (PA).
Publicado
2016-10-07
Seção
Artigos Originais