As mudanças funcionais no processo de protetização para amputação de punho com prótese personalizada em impressora 3D
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n3p639-645Palavras-chave:
Amputação, Membros Artificiais, Desempenho Físico Funcional, Fisioterapia.Resumo
Avaliar as mudanças funcionais do membro superior em paciente amputado de punho utilizando prótese personalizada em impressora 3D. Trata-se de um estudo de caso referente ao atendimento fisioterapêutico de um paciente com amputação de punho do tipo infecciosa e avaliação da função de apertar, segurar, pinça e movimento grosseiro do membro superior afetado antes e após um tratamento protético de dez sessões. Após o treinamento protético foi feita a reavaliação, sendo possível observar que a funcionalidade do membro superior do participante melhorou com o uso da prótese nos seguintes testes: apertar (2 pontos); segurar (1,5 ponto); e movimento grosseiro (3 pontos). No entanto, pelo fato de a prótese fazer apenas o movimento de preensão grossa, não foi possível ganhar funcionalidade no teste de pinça (0 ponto). As mudanças funcionais avaliadas demonstraram melhora significativa na funcionalidade, referente aos movimentos de apertar, segurar e movimento grosseiro.Downloads
Referências
Montiel A, Vargas MAO, Leal SMC. Caracterização de pessoas submetidas à amputação. Enferm Foco 2012 Set;3(4):169-73.
Bezerra JA. Protetização de paciente amputado em nível transtibial (estudo de caso). Tese [Graduação em Fisioterapia] – Centro Universitário do Estado do Pará; 2011.
Resende MC, Cunha CPB, Silva AP, Sousa SJ. Rede de relações e satisfação com a vida em pessoas com amputação de membros. Ciências & Cognição 2007;10:164-77.
Benedetto KM, Forgione MCR, Alves VLR. Reintegração corporal em pacientes amputados e a dor-fantasma. Acta fisiatrica 2002;9(2):85-89.
O’Sullivan SB, Schmitz TJ. Fisioterapia: avaliação e tratamento. 4. ed. São Paulo: Manole; 2004.
Pedrinelli A. Tratamento do paciente com amputação. São Paulo: Roca; 2010.
Queiroz WF. Desenvolvimento de métodos construtivos e de novos materiais empregados na confecção de cartuchos de próteses de membros inferiores. Tese [Doutorado em Engenharia mecânica] – Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2008.
Both JE, Badke MR, Daandels N, Hepp DR, Santos AM. Acompanhamento de paciente com amputação de membro superior: Um Estudo de Caso. Rev Contexto Saúde 2011 Jan/Jun;10(20):611-16.
Ecycle [homepage na internet]. PLA: o plástico biodegradável e compostável. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37/738-pla-o-plastico-compostavel.html.
Matozinhos IP, Madureira AAC, Silva GF, Madeira GCC, Oliveira IFA, Corrêa CR. Impressão 3d: inovações no campo da medicina. Revista Interdisciplinar Ciências Médicas 2017;1(1):143-62.
Debastiani JC. Avaliação do equilíbrio e funcionalidade em indivíduos com amputação de membro inferior protetizados e reabilitados. Tese [Graduação em Fisioterapia] – Universidade Estadual do Oeste do Paraná; 2005.
Guisheng Xu MD, et al. Three-dimensional-printed upper limb prosthesis for a child with traumatic amputation of right wrist a case report. Medicine 2017;95(52):1-5.
Maggi LE, Carolina VDA, Curado ALCF, Lemes TT. Ficha de avaliação fisioterapêutica padronizada aplicada a deficientes físicos amputados. Revista movimenta 2010;3(4):150-62.
Hislop HJ, Montgomery J. Provas de função muscular: técnicas de exame manual. 8. ed. Elsevier, 2008.
Cavado NS, Alouche SR. Instrumentos de avaliação da função de membros superiores após acidente vascular encefálico: uma revisão sistemática. Fisioter Pesq 2010;17(2):178-83.
Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes de atenção à pessoa amputada. 2013
Reissman T, Halsne E, Lipschutz R, Miller L, Kuiken T. A novel gel liner system with embedded electrodes for use with upper limb myoelectric prostheses. Plos one 2018 Jun;13(6):1-15.
Magnusson L, et al. Quality of life of prosthetic and orthotic users in South India: a cross-sectional study. Health qual life outcomes 2019;17(50):1-12.
Cuellar JS, Smit G, Zadpoor AA, Breedveld P. Ten guidelines for the design of non-assembly mechanisms: the case of 3d-printed prosthetic hands. Proc Inst Mech Eng (H) 2018;232(9):962-71.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a revista Saúde e Pesquisa implica na transferência da Carta Concessão de Direitos Autorais, pelos autores, dos direitos de publicação digital para a revista após serem informados do aceite de publicação.A Secretaria Editorial irá fornecer da um modelo de Carta de Concessão de Direitos Autorais, indicando o cumprimento integral de princípios éticos e legislação específica. Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de direito do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações, indicando claramente a revista Saúde e Pesquisa como o meio da publicação original. Em virtude de tratar-se de um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos artigos, principalmente em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte. A Saúde e Pesquisa adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.