Qualidade de vida em estudantes de odontologia na Pandemia de COVID-19: um estudo multicêntrico

Palavras-chave: Estudantes de odontologia, Infecções por Coronavírus, Pandemias, Qualidade de vida

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida (QV) de estudantes de Odontologia de Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Ceará, Brasil, na pandemia de Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). O método utilizado foi um estudo transversal, e a coleta de dados ocorreu em maio de 2020, online, por meio de questionários com variáveis sociodemográficas, as relacionadas ao curso e as comportamentais, além do World Health Organization Questionnaire for Quality of Life-bref (WHOQOL-bref). Foi realizada regressão logística multinomial. Participaram 864 estudantes. Variáveis como maior renda (p = 0,034), possuir religião (p = 0,010), possuir plano de saúde (p = 0,005), satisfação com a qualidade do sono (p < 0,001), ausência de insônia (p < 0,001) e praticar atividade física (p < 0,001) foram associadas à maior satisfação quanto à QV. A QV dos estudantes foi classificada insatisfatória, talvez impactada pela COVID-19. Variáveis que refletiram uma condição de vida mais favorável economicamente estiveram associadas à satisfação com a qualidade de vida desse público na pandemia.

Biografia do Autor

Cinthia Nara Gadelha Teixeira , Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Doutora. Professora do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza (CE), Brasil.
Maria Imaculada de Queiroz Rodrigues , Universidade Federal do Ceará - UFC
Cirurgiã-dentista. Mestranda em Odontologia no Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza (CE), Brasil.
Raul Anderson Domingues Alves da Silva, Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA
Mestre. Doutorando em Odontologia no Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza (CE), Brasil; Professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Católica de Quixadá (UNICATÓLICA), Quixadá (CE), Brasil.
Paulo Goberlânio Barros Silva, Centro Universitário Unichristus
Doutor. Professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Unichristus, Fortaleza (CE), Brasil.
Myrna Maria Arcanjo Frota Barros, Universidade Federal do Ceará - UFC
Doutora. Professora do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral (CE), Brasil.

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Publicado
2021-04-30
Seção
Artigos Originas - Promoção da Saúde