A Problemática do Ensino da Dança: Apropriações Preliminares da Teoria de Bourdieu

  • Eder Fernando Nascimento CEP
Palavras-chave: Ensino da dança, Poder simbólico, Teoria de Bourdieu.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo delinear a importância da teoria de Pierre Bourdieu e suas implicações para uma pesquisa sobre o ensino para uma pesquisa sobre o ensino da dança no Estado do Paraná. A problemática que norteia este artigo discute as relações presentes na escola, no professor, no aluno e na família como sendo um campo de tensões e esclarecimentos para compreender as limitações de reconhecer a dança como uma área do conhecimento dentro do ensino das artes. Por fim, são realizadas algumas reflexões sobre as limitações e as possibilidades do reconhecimento do ensino da dança no Estado do Paraná.

Biografia do Autor

Eder Fernando Nascimento, CEP
Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. E-mail: fernandonascimentopr@yahoo.com.br.
Publicado
2012-11-19
Seção
Publicações Temáticas