As Representações da Linguagem Digital dos Estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Autores/as

  • Geida Maria Cavalcantti de Souza UNIVASF
  • Gleice Oliveira Cordeiro UNIVASF
  • Jackeline Maria Souza UNIVASF

Palabras clave:

Internet, Linguagem Virtual, Produção Acadêmica, Subjetividade, Virtual Speech, Academic Production, Subjectivity.

Resumen

Este estudo objetivou observar as representações da linguagem digital e suas características no contexto virtual. Pontuou-se o que é peculiar a essa grafia utilizada na produção escrita e sua relação com a subjetividade, além de analisar a sua influência na produção acadêmica. Fez-se uma reflexão dos e-mails enviados e recebidos e também dos questionários aplicados a trinta discentes do curso de Psicologia da UNIVASF. As mudanças identificadas na escrita ficaram restritas ao ciberespaço e consistem em abuso de pontuação, supressão de vogais, substituição de algumas letras por outras que representem o mesmo fonema, uso de ícones para expressar sentimentos; logo levam a inferir que as pessoas conseguem discernir o espaço que permite a escrita virtual, contemplando a flexibilidade da linguagem em conformidade com o contexto utilizado.

Biografía del autor/a

Geida Maria Cavalcantti de Souza, UNIVASF

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES; Docente do colegiado de Psicologia na disciplina Comunicação e Expressão da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. E-mail: geida.cavalcanti@univasf.edu.br

Gleice Oliveira Cordeiro, UNIVASF

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. E-mail: gleicinha_ju@hotmail.com

Jackeline Maria Souza, UNIVASF

Discente do curso de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. E-mail: Jack_maria1@hotmail.com

Publicado

2008-10-27

Cómo citar

Cavalcantti de Souza, G. M., Cordeiro, G. O., & Souza, J. M. (2008). As Representações da Linguagem Digital dos Estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Iniciação Científica Cesumar, 10(2), 103–109. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/603

Número

Sección

Artigos de Iniciação Científica