E-business: negócios eletrônicos, estratégia empresarial

Autores/as

  • Fabrício Ricardo Lazilha CESUMAR / UFRGS

Palabras clave:

e-business, marketing direto, marketing de relacionamento, internet, criptografia

Resumen

O e-business (negócios eletrônicos), obtido através da aplicação de Tecnologia de informação no mercado tradicional, é considerado uma realidade que pode trazer grandes benefícios para as organizações que o considerem nas suas estratégias, como no sentido inverso, perda de competitividade ou ameaças para as que não o utilizarem. Nesse novo ambiente, o comércio eletrônico e o fato de se ter um site na internet, com suas aplicações revolucionárias e inovadoras, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nas estratégias e nos processos de negócios nos vários setores econômicos. Este artigo tem como objetivo caracterizar os conceitos básicos relacionados ao e-business, e demonstrar que o comércio eletrônico é uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação ao ponto de colocar uma empresa em vantagem competitiva. Para tanto, foi necessário conceituar estratégia empresarial e as formas de marketing, como o marketing direto e o marketing de relacionamento, quanto aos aspectos gerais e às formas de comunicação, no caso do marketing direto. Em seguida, uma introdução às tecnologias contemporâneas como internet, onde estão especificados os termos mais utilizados e aspectos de segurança. Mais adiante, o conceito de e-business e os benefícios que esta tecnologia pode trazer à uma organização. A integração dos conceitos descritos acima comprova que esta prática coloca as empresas em vantagem em relação àquelas que ainda praticam o marketing convencional.

Biografía del autor/a

Fabrício Ricardo Lazilha, CESUMAR / UFRGS

Especialista em Análise de Sistemas - CESUMAR; Mestrando em Ciência da Computação - UFRGS.

Publicado

2007-07-16

Cómo citar

Lazilha, F. R. (2007). E-business: negócios eletrônicos, estratégia empresarial. Iniciação Científica Cesumar, 1(1), 31–42. Recuperado a partir de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/9

Número

Sección

Artigos Originais