E-business: negócios eletrônicos, estratégia empresarial
Palavras-chave:
e-business, marketing direto, marketing de relacionamento, internet, criptografiaResumo
O e-business (negócios eletrônicos), obtido através da aplicação de Tecnologia de informação no mercado tradicional, é considerado uma realidade que pode trazer grandes benefícios para as organizações que o considerem nas suas estratégias, como no sentido inverso, perda de competitividade ou ameaças para as que não o utilizarem. Nesse novo ambiente, o comércio eletrônico e o fato de se ter um site na internet, com suas aplicações revolucionárias e inovadoras, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nas estratégias e nos processos de negócios nos vários setores econômicos. Este artigo tem como objetivo caracterizar os conceitos básicos relacionados ao e-business, e demonstrar que o comércio eletrônico é uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação ao ponto de colocar uma empresa em vantagem competitiva. Para tanto, foi necessário conceituar estratégia empresarial e as formas de marketing, como o marketing direto e o marketing de relacionamento, quanto aos aspectos gerais e às formas de comunicação, no caso do marketing direto. Em seguida, uma introdução às tecnologias contemporâneas como internet, onde estão especificados os termos mais utilizados e aspectos de segurança. Mais adiante, o conceito de e-business e os benefícios que esta tecnologia pode trazer à uma organização. A integração dos conceitos descritos acima comprova que esta prática coloca as empresas em vantagem em relação àquelas que ainda praticam o marketing convencional.Downloads
Publicado
2007-07-16
Como Citar
Lazilha, F. R. (2007). E-business: negócios eletrônicos, estratégia empresarial. Iniciação Científica Cesumar, 1(1), 31–42. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/iccesumar/article/view/9
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.