A COMPETITIVIDADE DA AGROINDÚSTRIA DE LATICÍNIOS: UMA INVESTIGAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ

  • Carlos André Corrêa de Mattos Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
  • Glenda Maria Braga Abud Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER/Pa. Assessoria de Comunicação.
  • Nilson Luiz Costa Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões Faculdade de Administração e Economia
  • Antonio Cordeiro de Santana Universidade Federal Rural da Amazônia. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.
Palavras-chave: Cadeia de produção, Leite e derivados, Análise fatorial, Índice de desempenho competitivo

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as estratégias competitivas, utilizadas pelas empresas de laticínios do Estado do Pará. A pesquisa, classificada como exploratória e descritiva, foi realizada na forma de censo e teve como universo as empresas fiscalizadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF/MAPA) e Estadual (SIE/ADEPARÁ). Ao final da pesquisa, foram realizadas 30 entrevistas, com empresas que aceitaram responder ao questionário. A interpretação dos resultados utilizou indicadores, construídos por técnicas matemáticas e estatísticas, entre eles, o Índice de Desempenho Competitivo (IDC), que possibilitou ranquear as empresas e indicou que apenas 6,7% delas apresentavam alta competitividade, e a análise fatorial, que explicou 80,46% da variância em quatro fatores denominados como Estrutura de Produção (37,97%), Gestão Empresarial (15,89%), Ambiente Locacional (14,89%) e Desempenho Competitivo (11,89%). As conclusões revelaram que as empresas ganharam competitividade nos últimos anos, tendo por base a busca por maiores volumes de produção, economia de escala e participações de mercado, estratégias alinhadas ao mercado de commodities e aos modelos de competitividade estruturalistas. Contudo a manutenção desse processo demanda ações conjuntas da cadeia de produção e da implementação de políticas públicas, destinadas, principalmente, às empresas de menor porte e de fiscalização estadual.

Biografia do Autor

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Marketing, Gestão Estratégica, Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Industrial. Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa)
Glenda Maria Braga Abud, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER/Pa. Assessoria de Comunicação.
Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade da Amazônia (1994), cursou Especialização em Docência no Esnsino Superior (1997) e em Administração e Gestão em Marketing (2002). Na Fundação Getúlio Vargas (FGV) concluiu o MBA em Gestão Empresarial (2003) e na Fundação Instituto de Administração (FIA) a Especialização em Gestão do Varejo (2007). Atualmente é Técnica em Planejamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER/Pa, Tem experiência na área de Relações Públicas, com ênfase promoção de eventos e comunicação rural.
Nilson Luiz Costa, Universidade Federal de Santa Maria Campus Palmeira das Missões Faculdade de Administração e Economia
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001); especialização em Administração-Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI (2005); mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Ciências Agrárias - linha de pesquisa socioeconomia e desenvolvimento rural - pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Atualmente, é docente do curso de Ciências Econômicas do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria e líder do Grupo de Pesquisas em Economia, Agricultura Familiar e Agronegócios (GPEA-UFSM), cadastrado no DGP/CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas de competitividade, mercado, desenvolvimento regional e cadeias produtivas do Agronegócio. Foi agraciado pelo Banco do Nordeste do Brasil com o Prêmio BNB de Economia Regional no ano de 2008.
Antonio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento.
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1993). Foi agraciado com o prêmio Edson Potsch Magalhães de melhor tese de doutorado em 1994, com o prêmio Rui Miller Paiva de melhor artigo publicado na Revista de Economia e Sociologia Rural em 2005, o título honorífico de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao agronegócio do Estado do Pará em 2001, o certificado de Honra ao Mérito pela significativa produção científica e mérito acadêmico em 2009 e 2010, homenagem pela dedicação e contribuição para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFV, em 2011, e o Diploma do Merito pelos relevantes servicos prestados ao sistema Confea/Creas. Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Rural da Amazônia e atua no ensino e orientação nos cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Ambiental) e pós-graduação (Mestrado em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia e em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais, e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido). Foi bolsista de produtividade do CNPq e é líder do grupo de pesquisa "Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável" e participa como pesquisador dos grupos "Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia" e "Projeto Várzea". Coordena três projetos de pesquisa e publica artigos científicos e livros na área interdisciplinar da Economia Agrária e dos Recursos Naturais, fazendo interface com as dimensões da Socioeconomia, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: Desenvolvimento Local e Sustentável na Amazônia, Arranjo Produtivo Local, Valoração de Recursos Naturais, Governança de Cadeias Produtivas no Agronegócio Regional, Mercado, Comercialização e Análise de Preços. É Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRA desde agosto de 2013.

Referências

BAIN, J. Relation of profit rate industry concentration: American manufacturing 1936-1940. Quartely Journal of Economics, v. 65, ago. 1951.

BARROS, G. S. C.; GALAN, V. B.; GUIMARAES, V. A.; BACHI, M. R. P. Sistema agroindustrial do leite no Brasil. Brasília: Embrapa, 2001.

BRITTO, J.; STALLIVIERI, F.; CAMPOS, R.; VARGAS, M. Padrões de aprendizagem, cooperação e inovação em aglomerações produtivas no Brasil: uma análise multivariada exploratória. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia, 35., 2007. Recife. Anais... Rio de Janeiro: ANPEC, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2015.

CARVALHO, G. R. Indústria de laticínios no Brasil. In: STOCK, L. A.; ZOCCAL, R. CARVALHO, G. R.; SIQUEIRA, K. B. Competitividade do agronegócio do leite brasileiro. Brasília: Embrapa. 2011.

COSTA, R.; SILUK, J.; NEUENFELDT JUNIOR, A.; SOLIMAN, M.; NARA, E. A gestão da competitividade industrial por meio da aplicação dos métodos UP e multicritério no setor de frigorífico de bovinos. Revista Chilena de Ingeniería, v. 23, n. 3, p. 383-394, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-33052015000300007&script=sci_arttext. >. Acesso em: 02 dez. 2015.

COUTINHO, L.; FERRAZ, J. C. Estudo da competitividade da indústria brasileira. Campinas: Papirus, 2002.

DILLON, W. R.; GOLDSTEIN, M. Multivariate analysis: methods and applications. New York: John Wiley & Sons, 1984.

FARINA, E. M. M. Q.; AZEVEDO, P. F.; SAES, M. S. M. Competitividade: mercados, estado e organizações. São Paulo: Singular, 1997.

FERRAZ, J. C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brasil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

GAMA, Z, J. C.; SANTANA, A. C.; MENDES, F. A. T.; KHAN, A. S. Índice de desempenho competitivo das empresas de móveis da Região Metropolitana de Belém. Revista de Economia e Agronegócios, v. 5, n. 1, p. 127-159. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br:8080/ri/bitstream/123456789/1305/1/2007_art_zjcgama.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2015.

HAIR JUNIOR; J. F.; ANDERSON, R. E; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2009.

HOOLEY, G. J.; SAUNDERS, J. A.; PIERCY N. F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2011.

HORTA, R.; SILVEIRA, L.; CAMACHO, M. Competitividad e innovación em la indústria manufacturera em el Uruguay. Revista CTS, v. 10, n. 28, p. 23-49, jan. 2015. Disponível em: <http://www.revistacts.net/volumen-10-numero-28/294-articulos/633-competitividad-e-innovacion-en-la-industria-manufacturera-en-el-uruguay>. Acesso em: 10 dez. 2015.

MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2010.

MARTINS, P. C.; FARIA, V. P. Histórico do leite no Brasil. In: CÔNSOLI, M. A.; NEVES, M. F. Estratégias para o leite no Brasil. São Paulo: Atlas, 2006.

MATTOS, C.A.C.; SANTANA, A.C.S. As contribuições da pecuária leiteira para os agricultores familiares: um estudo no sudeste do estado do Pará. Extensão Rural, v. 21, n. 1, p. 56-71 jan./mar. 2014. Disponível em: <http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/extensaorural/article/view/7780>. Acesso em: 12 nov. 2015.

OLIVEIRA, M.A.S.; ROSSETO, A. M. Modelo integrado de sustentabilidade e competitividade em meio de hospedagem. Rosa dos Ventos, v. 6, n. 4, p. 546-563, out./dez. 2014. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/viewArticle/2758>. Acesso em: 25 nov. 2015.

PORTER, M. Competição: on competition. São Paulo: Campus, 2009.

POSSAS, S. Concorrência e competitividade: notas sobre estratégia e dinâmica seletiva capitalista. São Paulo: Hucitec, 1999.

SANTANA, A. C. Competitividade sistêmica das empresas de madeira da região Norte. Belém: FCAP, 2002.

SANTANA, A. C. Índice de desempenho competitivo das empresas de polpa de frutas do Estado do Pará. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 45, n. 3. p. 749-775 jul./set. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20032007000300009&script=sci_arttext>. Acesso em: 12 dez. 2015.

SANTANA, A. C.; SILVA, I. M.; SILVA, R. C. S.; OLIVEIRA, C. M.; BARRETO, A. G. T. A sustentabilidade do desempenho competitivo das madeireiras da região Mamuru-Arapiuns, estado do Pará. Teoria e Evidencia Econômica, v. 15, n. 33, p.9-36, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.upf.br/cepeac/download/Revista%20TEE_an15_n33_09.pdf>. Acesso em: 08 nov. 2015.

SANTOS, M. A. S.; SANTANA, A .C. S.; RAIOL, L. C. B.; LOURENÇO JUNIOR, J. B. Fatores tecnológicos de modernização da pecuária leiteira no estado do Tocantins. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v.7, n.3, p. 591-612, set./dez. 2014. Disponível em: <http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/2115>. Acesso em: 20 out. 2015.

SCHENEM, A.; BERTOLINI, A. L.; UVEDA, V. R.; BARCELLOS, P. F. P. Estratégia e competitividade sistêmica: estudo de caso do setor vitivinícola da serra gaúcha. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 9, n. 1-2, p. 67-90, jan./dez. 2010. Disponível em: <http://www.editora.unoesc.edu.br/index.php/race/article/download/551/pdf_102.>. Acesso em: 10 out. 2015.

SEBRAE – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Critérios e conceitos para a classificação de empresas. Disponível em: <http://www.sebrae-sc.com.br/leis/default.asp?vcdtexto=4154>. Acesso em: 15 nov. 2015.

SILVA, C. L. Competitividade na cadeia de valor. Curitiba: Juruá, 2010.

SOARES, A. C. L. G.; GOSSON, A. M. P. M.; MADEIRA, M. A. L. H; TEIXEIRA, V. D. S. Índice de desenvolvimento municipal: hierarquização dos municípios do Ceará no de 1997. Revista Paranaense de Desenvolvimento, n. 97, p. 71-89, set./dez. 1999. Disponível em: <http://www.ipardes.pr.gov.br/ojs/index.php/revistaparanaense/article/view/260>. Acessado em: 20 de nov. 2015.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, v. 8, n. 16, p. 20 - 45, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci.>. Acesso em: 20 out. 2015.

STALLIVIERI, F.; CAMPOS, R. R.; BRITTO, J. N. P. Indicadores para a análise da dinâmica inovativa em arranjos produtivos locais: uma análise exploratória aplicada ao arranjo eletrometal-mecânico de Joinville/SC. Estudos Econômicos, v. 39, n. 1, p. 185 – 219, jan./mar. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ee/v39n1/v39n1a07.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2015.

STEINDL, J. Pequeno grande capital. São Paulo: Hucitec, 1990.

TAYRA, F.; SILVEIRA, C. D. Setor de distribuição de lácteos: a importância dos supermercados. In: STOCK, L. A.; ZOCCAL, R. CARVALHO, G. R.; SIQUEIRA, K. B. Competitividade do agronegócio do leite brasileiro. Brasília: Embrapa, 2011.

THOMÉ, K. M.; FERREIRA, L. S. Competitividade e estrutura de mercado internacional de café: análise de 2003 a 2012. Coffee Science, v. 10, n 2. p. 184-194, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.coffeescience.ufla.br/index.php/Coffeescience/article/view/821>. Acesso em: 10 dez. 2015.

Publicado
2017-12-12
Seção
Agronegócio