A AGRICULTURA FAMILIAR RUMO À PRODUÇÃO ORGÂNICA

  • Wagner Kazuyoshi Shimada Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • João Gilberto Mendes dos Reis Universidade Paulista - UNIP
  • Antonio Carlos Vaz Lopes Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Oduvaldo Vendrametto Universidade Paulista - UNIP
  • Euclides Reuter de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, Dourados (MS), Método de Decisão Multicritério, Orgânico.

Resumo

A representatividade econômica, social e ambiental da agricultura familiar é cada vez mais reconhecida pelos governos e pela sociedade. Os movimentos sociais a favor do meio ambiente recaem sobre a atividade agrícola, exigindo metodologias alternativas de produção sustentável. Apesar do cenário favorável à produção orgânica aos empreendimentos de agricultura familiar, vários problemas recaem sobre essa atividade. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é apresentar a situação e características do setor na cidade de Dourados (MS), e identificar o método de produção mais viável aos pequenos produtores, utilizando de um modelo de decisão multicritério, baseado em um estudo de caso junto a um grupo de produtores orgânicos da região. Os resultados indicam o método de produção orgânico como o mais adequado aos empreendimentos familiares, considerando os critérios “produção”, “mercado” e “logística”.

Biografia do Autor

Wagner Kazuyoshi Shimada, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Mestre. Coordenador Administrativo da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal da Grande Dourados (FAEN/UFGD), Brasil
João Gilberto Mendes dos Reis, Universidade Paulista - UNIP
Doutor em em Engenharia de Produção. Docente Titular da Universidade Paulista (UNIP) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Pós-Graduação em Administração. Docente da Pós Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Brasil.
Antonio Carlos Vaz Lopes, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Doutor em Administração. Docente na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Brasil.
Oduvaldo Vendrametto, Universidade Paulista - UNIP
Doutor em Engenharia de Produção. Docente Titular da Universidade Paulista (UNIP) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Brasil
Euclides Reuter de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Doutor em Zootecnia. Docente na Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD), Brasil.
Publicado
2018-09-27
Seção
Agronegócio