Utilização de áreas de preservação permanente como instrumento pedagógico para ações em educação ambiental

Autores

  • Ezequiel Sóstenes Bezerra Farias Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Daniel Duarte Pereira Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Márden de Souza Chaves Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Gilmar Silva Oliveira Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Pedro Bezerra Filho

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9168.2023v16n2e9952

Palavras-chave:

Juventude, Mata ciliar, Pedagogia da presença, Semiárido

Resumo

: Os projetos de recuperação de áreas degradadas devem estar atrelados com as metodologias didáticas de Educação Ambiental por meio de práticas formais e não-formais. Este trabalho constitui-se de um estudo realizado com trinta discentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Bezerra Filho no município de Camalaú (PB), entre os meses de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2018, em uma unidade experimental no Sítio Viegas. A amostra ocorreu com estudantes das três séries do ensino médio divididos aleatoriamente em três turmas. A metodologia constou de três avaliações, abordando as seguintes áreas temáticas: Vivência e Convivência no Semiárido brasileiro, Manejo e Conservação da Caatinga e Recuperação de Mata Ciliar através de Sistemas Agroflorestais. As avaliações foram realizadas separadamente com três turmas distintas, sendo a primeira composta por estudantes que acessaram as aulas teóricas e práticas; a segunda com estudantes que acessaram apenas as aulas teóricas; e a terceira com estudantes que não acessaram quaisquer aulas oferecidas pelo projeto, sendo esta última, a testemunha. Pode-se observar a eficiência dos espaços não-formais no ganho cognitivo dos discentes, possibilitando práticas que podem servir de instrumento didático nos momentos de construção do conhecimento. Verificou-se que as aulas de campo responderam positivamente como suporte técnico/pedagógico em atividades docentes e desenvolveram habilidades de percepção ambiental, comunicação, leitura espacial, domínio de conteúdo, liderança grupal, planejamento em equipe, observação técnica e de experimentação científica.

Biografia do Autor

Ezequiel Sóstenes Bezerra Farias, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Ciência Agrárias (Agroecologia). Doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (UFCG). Professor efetivo educação básica geografia da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Pedro Bezerra Filho. Campina Grande (PB), Brasil.

Daniel Duarte Pereira, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Vice-Coordenador do Curso de Agronomia Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCA). Brasil.

Márden de Souza Chaves, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil.

Gilmar Silva Oliveira, Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Pedro Bezerra Filho

Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I. Professor do Curso Técnico de Agroecologia na Escola Cidadã Integral Técnica Pedro Bezerra Filho, Camalaú (PB), Brasil.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Farias, E. S. B., Pereira, D. D. ., Chaves, M. de S. ., & Oliveira, G. S. . (2023). Utilização de áreas de preservação permanente como instrumento pedagógico para ações em educação ambiental. Revista Em Agronegócio E Meio Ambiente, 16(2), 1–17. https://doi.org/10.17765/2176-9168.2023v16n2e9952

Edição

Seção

Meio Ambiente