CLASSIFICAÇÃO AMBIENTAL DOS FRAGMENTOS FLORESTAIS DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, BRASIL: PRIMEIRAS ETAPAS

  • André Cesar Furlaneto Sampaio UNICESUMAR
  • Paulo José Moraes Monteiro e Teixeira Germano UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Bruno Luiz Domingos De Angelis UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Maicon José Nocchi Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Fragmentação florestal, Floresta Estacional Semidecidual, Ecologia da Paisagem, Maringá

Resumo

O Estado do Paraná sofreu grande degradação de suas florestas, sendo a Floresta Estacional Semidecidual a mais afetada. Essa degradação ocasionou uma fragmentação florestal que causa prejuízos para a biodiversidade e o equilíbrio ambiental. O presente artigo demonstra a metodologia e os resultados das primeiras etapas de um protocolo para avaliar a qualidade dos remanescentes florestais nativos na área rural do município de Maringá-PR, Brasil. O protocolo visa ser uma ferramenta para determinações de políticas públicas de conservação ambiental, classificando os remanescentes florestais (fragmentos) em níveis de importância para conservação ambiental. No presente trabalho, se quantificou e qualificou por meio de sensoriamento remoto, cálculo de índices e métricas da paisagem, e avaliação de atributos físicos e biológicos todos os fragmentos. Verificou-se uma área rural com cobertura florestal de 9,81%, constituída por 161 fragmentos, sendo a maioria pequenos (menores que 50 ha) e com baixa conectividade.

Biografia do Autor

André Cesar Furlaneto Sampaio, UNICESUMAR
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), especialização em Gestão e Engenharia Ambiental pelo Instituto de Engenharia do Paraná (2003), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2006/2013). Atualmente é consultor ambiental autônomo, coordenador de projetos da Sociedade Chauá e professor no Centro Universitário de Maringá (CESUMAR) nos cursos de Gestão Ambiental e Negócios Imobiliários. Foi professor na pós-graduação em Planejamento Ambiental , ministrando o módulo de Avaliação de Impactos Ambientais. Tem experiência na área de arborização urbana, recursos florestais e manejo de áreas para conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de áreas para conservação (Unidades de Conservação), arborização urbana, recuperação de áreas degradas, paisagismo, inventário florestal, silvicultura, conservação ambiental, ecologia da paisagem, fitossociologia e florística
Paulo José Moraes Monteiro e Teixeira Germano, UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2008). É mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá e especialista em Gestão Ambiental pelo DEQ (Ambiental Departamento de Engenharia Química) da Universidade Estadual de Maringá . Atualmente trabalha na Universidade Estadual de Maringá como docente no departamento de Geografia. Atua na área de consultoria ambiental desde 2008, executando análises e elaboração de laudos técnicos (Estudos de Passivos Ambientais, Relatório de Impactos de Vizinhança, EPIA RIMA, Relatório Ambiental Prévio entre outros). Linhas de atuação; Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Hidrogeografia, Quantificação e Licenciamento Ambiental Professor orientador da empresa júnior da geografia CONGEO.
Bruno Luiz Domingos De Angelis, UEM - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá/UEM, Paraná (1984). Especialista em Arquitetura da Paisagem pela Università degli Studi di Pisa/Itália (1986). Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo/USP (2000). Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (2012-2014). Professor Associado do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UEM e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana/UEM. Desenvolve pesquisas e orienta nas áreas de arborização urbana, áreas verdes urbanas (praças, fundos de vales e parques), espaços públicos urbanos e turismo vinculado a áreas verdes.
Maicon José Nocchi, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Possui Pós Graduação em Gestão Ambiental em Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (2010). Atuou com estagiário no Laboratório de Zoologia de Cordados e Biologia da Conservação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e também como estagiário do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá-PR. Atualmente é professor da disciplina de Biologia no Estado do Mato Grosso do Sul. Atualmente é mestrando em Ciências Biológicas na UFMS.
Publicado
2018-03-29
Seção
Meio Ambiente