Marketing ambiental: o apelo verde de produtos certificados e a percepção dos consumidores

Palavras-chave: Certificação, Comportamento do consumidor, Consumo sustentável;, Consumo verde, Marketing sustentável

Resumo

Considerando a expansão do nicho do consumo sustentável a nível global, e a importância do marketing ambiental conseguir transmitir para os consumidores sustentáveis a imagem de uma empresa engajada com a sustentabilidade, bem como de que seus produtos são sustentáveis, para o êxito nesse mercado, diversas estratégias de promoção podem ser adotadas para tal finalidade. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi identificar as estratégias de marketing ambiental praticadas, e a percepção dos empresários em relação ao comportamento dos consumidores frente a essas estratégias, na cidade de Natal-RN. O estudo partiu de uma abordagem qualitativa, com amostragem por conveniência e não probabilística por meio da qual profissionais da área de gestão participaram de entrevistas em profundidade, escolhidos por estarem associados ao trabalho com produtos certificados e estratégias de marketing ambiental nas respectivas atuações no município de Natal-RN. Quanto aos resultados e conclusões, as entrevistas evidenciaram que entre as principais estratégias de marketing ambiental adotadas pelas empresas representadas ou assistidas pelos entrevistados, a mais utilizada é de fato a certificação ambiental, ou a adoção de selos verdes. Quanto a percepção dos empresários, gestores e consultores entrevistados, em relação ao comportamento dos consumidores frente a estratégia da certificação ambiental, de acordo com estes, por mais que esta seja importante para comunicar a procedência dos produtos e ações da empresa, no sentido da sustentabilidade, segundo sua visão, os consumidores ainda não percebem a certificação como um diferencial de relevância para influenciar a sua decisão de compra, isso por ainda não possuírem uma adequada compreensão da importância de tal selo.

Biografia do Autor

Alípio Ramos Veiga Neto, Universidade Potiguar - UnP
PhD in Psychology from the Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas; Master in Psychology from PUC-Campinas, Brazil.
Arthur William Pereira da Silva, Potiguar University - UNP
PhD in Administration from the Potiguar University (UNP).
Márcia Vieira de Alencar Caldas, Universidade Potiguar - UnP
Master in Business Administration from Potiguar University (UNP), Brazil.
Laís Karla da Silva Barreto, Universidade Potiguar - UnP
PhD in Language Studies from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), Brazil.
Walid Abbas El-Aouar, Universidade Potiguar - UNP
PhD in Administration from the Federal University of Rio Grande do Norte (URFN), Brazil.

Referências

AFONSO, A. C. B. The Green Consumer: Profile and Purchasing Behavior (O Consumidor Verde: Perfil e Comportamento de Compra). 2010. Thesis (Masters in Marketing) - Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Portugal.

AKATU. Pesquisa Akatu 2018. Conscious Consumption Overview in Brazil: Challenges, Barriers and Motivations (Panorama do Consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações). 2018. Available in: https://www.akatu.org.br/wpcontent/uploads/2018/11/pdf_versao_final_apresenta%C3%A7%C3%A3o_pesquisa.pdf. Access in: 12 jan 2019

ALVES, M. V. P. C. F. Market orientation and its relationship with social and environmental responsibility among regional companies (Orientação para o mercado e sua relação com a responsabilidade socioambiental entre empresas regionais). 2011. Thesis (Masters in Business) – Universidade Potiguar, Natal-RN, Brasil.

ANDERSON JÚNIOR, W. T.; CUNNINGHAM, W. H. The Socially Conscious Consumer. Journal of Marketing, v. 36, p. 23-31, 1972.

ANDERSON JÚNIOR, W. T.; HENION, K. E.; COX, E. P. Socially vs Ecologically Responsible Consumers”. AMA Combined Conference Proceedings, v. 36, p. 304-311, 1974.

ASSADOURIAN, E.; PRUGH, T. World State 2013: Is sustainability still possible? (Estado do mundo 2013: A Sustentabilidade ainda é possível?) Salvador: Uma Ed., 2013.

BARBIERI, J. C. Corporate Environmental Management: Concepts, Models and Instruments (Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos). 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BARDIN, L. Content Analysis (Análise de conteúdo). São Paulo: Edições 70, 2011.

BHATE, S.; LAWLER, K. Environmentally friendly products: Factors that influence their adoption. Technovation, v. 17, n. 8, p. 457–465, 1997.

BRASIL. Ministry of Environment. What Brazilians think of the environment and sustainable consumption: National opinion survey: main results (O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável: Pesquisa nacional de opinião: principais resultados). Rio de Janeiro: Overview, 2012.

CAMINO, R. J. Re-evaluating green marketing strategy: a stakeholder perspective. European Jornal of marketing, v. 41, n.11-12, p. 1328-1358, 2006.

CARRUS, G.; PIRCHIO, S.; MASTANDREA, S. Social-Cultural Processes and Urban Affordances for Healthy and Sustainable Food Consumption. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 2407-2416, 2018.

CASSILHA, A. C.; PODLASEK, C. L.; CASAGRANDE JÚNIOR, E. F.; SILVA, M. C.; MENGATTO, S. N. F. Furniture Industry and Solid Waste: Considerations for Environmental Balance (Indústria Moveleira e Resíduos Sólidos: Considerações para o Equilíbrio Ambiental). Revista Educação & Tecnologia, n. 8, 2004.

COELHO, A. L. A. L.; SANTOS, H. C. C.; SILVA, A. W. P.; COELHO, C.; OLIVEIRA, B. N. F. Sustainable watercolor: Representative images of the conception of sustainability from drawings of pessoense children and adolescents (Aquarela sustentável: imagens representativas da concepção de sustentabilidade a partir de desenhos de crianças e adolescentes pessoenses). Revista de Administração da UFSM, [S.l.], v. 11, p. 858-880, dez. 2018a.

COELHO, A. L. A. A.; ARAÚJO, L. A. S.; SILVA, A. W. P.; SANTOS, H. C. C.; COELHO, C. Sustainability education and public management in a state school in the city of João Pessoa - PB (Educação para sustentabilidade e gestão pública em uma escola estadual na cidade de João Pessoa – PB). Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 12, n. 4, p. 23-38, 2018b.

DAHLSTROM, R. Green Marketing Management (Gerenciamento de Marketing Verde). São Paulo: Cengage, 2011.

DANIERE, A. G.; TAKAHASHI, L. M. Environmental Behavior in Bangkok, Thailand: A Portrait of Attitudes, Values, and Behavior. Economic Development and Cultural Change, v. 47, n. 3, p. 525–557, 1999.

DIAS, R. Environmental marketing: ethics, social responsibility and business competitiveness (Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios). 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

DONG, X.; LI, H.; LIU, S.; CAI, C.; FAN, X. How does material possession love influence sustainable consumption behavior towards the durable products? Journal of Cleaner Production, v. 198, p. 389-400, 2018.

DRUCKER, P. F. Managing in times of great change (Administrando em tempos de grandes mudanças). São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2001.

FECOMÉRCIO-RN. Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte. Tourist Profile in RN: High Season 2018 (Perfil do Turista do RN: Alta estação 2018). Natal: FECOMÉRCIO-RN, 2018. Available in: http://fecomerciorn.com.br/wp-content/uploads/2018/02/Relat%C3%B3rio-Perfil-do-Turista-2018.pdf. Access in 30 mai. 2019.

FISCHER, D.; STANSZUS, L.; GEIGER, S.; GROSSMAN, P.; SCHRADER, U. Mindfulness and sustainable consumption: a systematic literature review of research approaches and findings. J. Clean. Prod., v. 162, p. 544-558, 2017.

FRAJ, E.; MARTINEZ, E. Influence of personality on ecological consumer behaviour. Journal of Consumer Behaviour, v. 5, n. 3, p. 167-181, 2006.

FRIEL, S.; DANGOUR, A. D.; GARNETT, T.; LOCK, K.; CHALABI, Z.; ROBERTS, I.; BUTLER, A.; BUTLER, C. D.; WAAGE, J.; MCMICHAEL, A. J.; HAINES, A. Public health benefits of strategies to reduce greenhouse-gas emissions: food and agriculture. The Lancet, v. 374, n. 9706, p. 2016-2025, 2009.

GARNETT, T. Livestock-related greenhouse gas emissions: impacts and options for policy makers. Environ Sci Policy, v. 12, p. 491-503, 2009.

GEIGER, S. M.; KELLER, J. Shopping for Clothes and Sensitivity to the Suffering of Others: The Role of Compassion and Values in Sustainable Fashion Consumption. Environment and Behavior, v. 50, n. 10, p. 1-26, 2018.

GENG, D.; LIU, J.; ZHU, Q. Motivating sustainable consumption among Chinese adolescents: An empirical examination. Journal of Cleaner Production, v. 141, p. 315-322, 2017.

GONÇALVES, A.; DESIDERIO, A.; GUTIERREZ, G. L. Corporate social responsibility (A responsabilidade social das empresas). Revista ORG & DEMO, v. 7, n. 1/2, p. 135-152, 2006.

GONÇALVES-DIAS, S. L. F.; TEODÓSIO, A. S. S.; CARVALHO, S.; SILVA, H. M. R. Environmental Awareness: An Exploratory Study on Its Implications for the Management Study (Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o estudo de Administração). RAE-eletrônica, v. 8, n. 1, 2009.

GRISKEVICIUS, V.; TYBUR, J. M.; BERGH, B. V. D. Going green to be seen: Status, reputation, and conspicuous conservation. Journal of Personality and Social Psychology, v. 98, n. 3, p. 392-404, 2010.

HAWN, O.; CHATTERJI, A. K.; MITCHELL, W. Do investors actually value sustainability? New evidence from investor reactions to the Dow Jones Sustainability Index (DJSI), Strat. Manag. J., v. 39, n. 4, p. 949-976, 2018.

HAWS, K. L.; WINTERICH, K. P.; NAYLOR, R. W. Seeing the world through GREENtinted glasses: Green consumption values and responses to environmentally friendly products. Journal of Consumer Psychology, v. 24, n. 3, p. 336-354, 2014.

HUTTEL, A.; ZIESEMER, F.; PEYER, M.; BALDERJAHN, I. To purchase or not? Why 117 consumers make economically (non-)sustainable consumption choices. Journal of Cleaner Production, v. 174, p. 827-836, 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Natal: Panorama. 2018. Available in: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/natal/panorama. Access in: 31 mai. 2019.

KASSARJIAN, H. H. Personality and Consumer Behavior: A Review. Journal of Marketing Research, v. 8, n. 4, p. 409-418, 1971.

LAGES, N. S.; VARGAS NETO, A. Measuring consumer ecological awareness: a study conducted in the city of Porto Alegre (Mensurando a consciência ecológica do consumidor: um estudo realizado na cidade de Porto Alegre). In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAD, 26., 2002, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2002.

LIM, W. M. Inside the sustainable consumption theoretical toolbox: Critical concepts for sustainability, consumption, and marketing. Journal of Business Research, v. 78, p. 69-80, 2017.

LOREK, S.; SPANGENBERG, J. H. Sustainable consumption within a sustainable economy – beyond green growth and green economies. Journal of Cleaner Production, v. 63, p. 33- 44, 2014.

LUSCH, R. F. Marketing’s Evolving Identity: Defining Our Future. Journal of Public Policy & Marketing, v. 26, n. 2, p. 261-268, 2007.

MATTAR, F. N. Marketing Research: compact edition (Pesquisa de Marketing: edição compacta). 5. ed. São Paulo: Elsevier, 2012.

MICHAUD, C.; LLERENA, D. Green Consumer Behaviour: an Experimental Analysis of Willingness to Pay for Remanufactured Products. Business Strategy and the Environment, v. 20, n. 6, p. 408-420, 2011.

MINTON, E. A.; XIE, H. J.; GUREL‐ATAY, E.; KAHLE, L. R. Greening up because of god: The relations among religion, sustainable consumption and subjective well-being. International Journal of Consumer Studies, v. 42, n. 6, p. 655-663, 2018.

MONTEIRO, T. A.; GIULIANI, A. C.; PIZZINATTO, A. K.; DE TOLEDO PITOMBO, T. C. D. Consumer Ecological Awareness and Green Marketing: A Case Study on Sustainable Marketing Practices in Brazil (A consciência Ecológica do Consumidor e o Green Marketing: um Estudo de Caso sobre as Práticas de Marketing Sustentável no Brasil). Revista FSA, v. 11, n. 2, p. 84-97, 2014.

OTTMAN, J. A. The New Rules of Green Marketing: Strategies, Tools and Inspiration for Sustainable Branding (As Novas Regras do Marketing Verde: Estratégias, Ferramentas e Inspiração para o Branding Sustentável). São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2012.

POLICYINTERACTIVE. New American dream poll 2014. 2014. Disponível em: https://www.policyinteractive.org/new-american-dream-poll-2014/. Acesso em: 12 mar. 2019.

ROBERTS, J. A. Green consumers in the 1990s: profile and implications for advertising. Journal of Business Research, v. 36, n. 3, p. 217-231, 1996.

ROBERTS, J. A.; BACON, D. R. Exploring the Subtle Relations Between Environmental Concern and Ecologically Conscious Consumer Behavior. Journal of Business Research, v. 40, n. 1, p. 79-89, 1997.

ROMEIRO, M. C. A Study on Environmentally Favorable Consumer Behavior: A Verification in the ABC Region of São Paulo (Um Estudo Sobre o Comportamento do Consumidor Ambientalmente Favorável: uma verificação na região do ABC paulista). 2006. Thesis (Doutors in Business) – Fundação Getúlio Vargas - FGV, São Paulo-SP, Brasil.

SILVA, A. B.; GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELO, R. (Orgs.). Qualitative research in organizational studies: paradigms, strategies and methods (Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos). 2. ed. São Paulo, 2010. p. 301-323.

SILVA, V. H. M.; SILVEIRA-MARTINS, E.; OTTO, I. M. Consumer environmental awareness measurement: scale proposal and validation (Mensuração da consciência ambiental dos consumidores: proposta e validação de escala). Revista de Administração da UFSM, v. 10, p. 63-78, 2017.

SOLOMON, M. R. Consumer Behavior (Comportamiento del consumidor). 7. ed. México: Pearson Educación, 2008. 672 p.

STRAUGHAN, R. D.; ROBERTS, J. A. Environmental segmentation alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, v. 16, n. 6, p. 558-575, 1999.

SUN, Y. H.; LIU, N. N.; ZHAO, M. Z. Factors and mechanisms affecting green consumption in China: A multilevel analysis. Journal of Cleaner Production, v. 209, p. 481-493, 2019.

TRIBUNA DO NORTE. Closer to organics (Mais perto dos orgânicos). 2017. Available in: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/mais-perto-dos-orga-nicos/384270. Access in: 02 jun. 2019.

ULIANA, L. R. Diagnosis of waste generation in furniture production: subsidies for business management (Diagnóstico da geração de resíduo na produção de moveis: subsídios para a gestão empresarial). 2005. Thesis (Masters in Forest Resources) – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba-SP, Brasil.

VERGARA, S. C. Business Research Method (Método de Pesquisa em Administração). 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

VINING, J.; EBREO, A. What Makes a Recycler? Environment and Behavior, v. 22, n. 1, p. 55–73, 1990.

Publicado
2020-10-01
Seção
Meio Ambiente