Teoria da ação comunicativa de Habermas e suas implicações no processo educativo

  • Ézio João Cardoso CESUMAR
Palavras-chave: ação comunicativa, educação, emancipação

Resumo

O presente trabalho procura examinar os pressupostos teóricos da ação comunicativa empreendidos por Hebermas, com seus respectivos domínios: trabalho, interação e poder. Tentará relacioná-los no processo educacional, que está sujeito às interferências sistemáticas, tendo como personagem principal os professores e, ainda, refletindo sobre essa ação comunicativa como uma possibilidade para a emancipação dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico.

Biografia do Autor

Ézio João Cardoso, CESUMAR
Mestre em Educação, professor do CESUMAR, nas disciplinas de Metodologia e Técnica de Pesquisa e Didática, nos cursos de Educação Física, Jornalismo e Ciências Contábeis. Pedagogo pertencente ao Quadro Próprio do Magistério, do Estado do Paraná, na habilitação de Supervisão Escolar.
Publicado
2007-07-26
Seção
Artigos Originais