Teoria da ação comunicativa de Habermas e suas implicações no processo educativo

Autores

  • Ézio João Cardoso CESUMAR

Palavras-chave:

ação comunicativa, educação, emancipação

Resumo

O presente trabalho procura examinar os pressupostos teóricos da ação comunicativa empreendidos por Hebermas, com seus respectivos domínios: trabalho, interação e poder. Tentará relacioná-los no processo educacional, que está sujeito às interferências sistemáticas, tendo como personagem principal os professores e, ainda, refletindo sobre essa ação comunicativa como uma possibilidade para a emancipação dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico.

Biografia do Autor

Ézio João Cardoso, CESUMAR

Mestre em Educação, professor do CESUMAR, nas disciplinas de Metodologia e Técnica de Pesquisa e Didática, nos cursos de Educação Física, Jornalismo e Ciências Contábeis. Pedagogo pertencente ao Quadro Próprio do Magistério, do Estado do Paraná, na habilitação de Supervisão Escolar.

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Publicado

2007-07-26

Como Citar

Cardoso, Ézio J. (2007). Teoria da ação comunicativa de Habermas e suas implicações no processo educativo. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 9(2), 29–37. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/237

Edição

Seção

Artigos Originais