Inadimplência: Prevenção, Controle e Cobrança a partir do Estudo do Perfil dos Clientes
Palavras-chave:
Inadimplência, crédito, cobrançaResumo
Com o mercado econômico brasileiro em crescimento, observa-se um aumento da demanda por crédito. De acordo com o Serasa, o índice de crescimento da inadimplência em 2011 chegou a 22%, fator que leva as empresas a aumentarem a qualidade dos métodos de prevenção, controle e cobrança. Quando a empresa tem definida uma boa política de crédito o analista tem à sua disposição ferramentas que tornam a análise de crédito mais precisa para as tomadas de decisão. Para a empresa, é mais viável evitar a inadimplência, devido aos custos decorrentes dos “esforços” cobrança. Dentre os meios de prevenção, temos a análise de crédito embasada no clássico 5C’s e ferramentas baseadas no estudo do perfil dos clientes, e nos meios de cobrança os tradicionais contatos com o cliente e protestos. Neste estudo, apresenta-se uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, realizada através de documentos, entrevistas e observações na empresa Senai de Paranavaí, com o intuito de identificar o perfil dos inadimplentes e as ferramentas utilizadas. Para a amostra da pesquisa foram analisados 40 cadastros de clientes inadimplentes, além das demais ferramentas mencionadas. A empresa apresenta um relatório de controle mensal de inadimplência, que além dos dados sobre faturamento e percentual, também menciona as quantidades recebíveis de acordo com os períodos de vencimento. Realizam ligações, envio de cartas, incluem em órgãos de proteção e tem uma empresa licitada para cobranças. Mesmo com todas estas ferramentas, identificam-se possíveis melhorias que podem ocorrer na análise de crédito e na flexibilidade de negociação de dívidas com os clientes, que poderiam melhorar ainda mais a política de crédito.Downloads
Publicado
2017-03-01
Como Citar
Vassi, V. F., & Oliveira, L. T. (2017). Inadimplência: Prevenção, Controle e Cobrança a partir do Estudo do Perfil dos Clientes. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 21(2), 331–345. Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/3341
Edição
Seção
Artigos Originais
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