RECURSOS INFORMACIONAIS E A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL

  • Nathália Matychevicz Chemin de Barros Caldas Universidade Federal do Paraná
  • Tomás Sparano Martins Universidade Federal do Paraná
  • Flávio Luiz von der Osten UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ http://orcid.org/0000-0001-7250-9066
  • Paola Andrea Moreno Espinoza Universidade Federal do Paraná
  • Andreia Bolivar Pedroso D’Amico Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Recursos informacionais, VBR, The SoDA Report, Legitimidade, Publicidade.

Resumo

Para se manterem competitivos, gerando soluções menos onerosas e que estejam em consonância com as expectativas de seus stakeholders, os publicitários que atuam com marketing digital buscam informações em publicações específicas da área. No entanto, há ainda a necessidade de entender como esses profissionais avaliam os recursos informacionais. Sob a luz da Visão Baseada em Recursos (VBR) e entendendo a importância de legitimidade organizacional, objetivou-se entender como os recursos informacionais, tais como publicações especializadas, são utilizados nas empresas para conferi-las vantagem competitiva. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com quinze publicitários de marketing digital de médias e grandes agências do Paraná com atuação local e nacional. Ademais, foi realizado um estudo do conteúdo e uma análise específica da relevância do relatório The SoDA Report, concluindo que seu valor está ligado à questão da legitimidade que ele confere às agências que os utilizam. A fim de analisar as informações contidas nas publicações, considerou-se o quanto elas são valiosas, raras, inimitáveis e organizacionalmente exploráveis (VRIO). Enfim, foi identificado que esses recursos informacionais atendem ao critério VRIO à medida que derivem de uma fonte confiável e que sejam relevantes. Esse artigo amplia a literatura da VBR ao mostrar em que medida os recursos informacionais são valorizados, principalmente ao conferir legitimidade, o que é indispensável em um mercado dinâmico.

Biografia do Autor

Nathália Matychevicz Chemin de Barros Caldas, Universidade Federal do Paraná
Especialista em Gestão Estratégica pela Universidade Federal do Paraná
Tomás Sparano Martins, Universidade Federal do Paraná
Professor Doutor na Universidade Federal do Paraná
Flávio Luiz von der Osten, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Paraná
Paola Andrea Moreno Espinoza, Universidade Federal do Paraná
Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná
Andreia Bolivar Pedroso D’Amico, Universidade Federal do Paraná
Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná

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Publicado
2017-12-20
Seção
Gestão do Conhecimento