RECURSOS INFORMACIONAIS E A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS NO MERCADO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Resumo
Para se manterem competitivos, gerando soluções menos onerosas e que estejam em consonância com as expectativas de seus stakeholders, os publicitários que atuam com marketing digital buscam informações em publicações específicas da área. No entanto, há ainda a necessidade de entender como esses profissionais avaliam os recursos informacionais. Sob a luz da Visão Baseada em Recursos (VBR) e entendendo a importância de legitimidade organizacional, objetivou-se entender como os recursos informacionais, tais como publicações especializadas, são utilizados nas empresas para conferi-las vantagem competitiva. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com quinze publicitários de marketing digital de médias e grandes agências do Paraná com atuação local e nacional. Ademais, foi realizado um estudo do conteúdo e uma análise específica da relevância do relatório The SoDA Report, concluindo que seu valor está ligado à questão da legitimidade que ele confere às agências que os utilizam. A fim de analisar as informações contidas nas publicações, considerou-se o quanto elas são valiosas, raras, inimitáveis e organizacionalmente exploráveis (VRIO). Enfim, foi identificado que esses recursos informacionais atendem ao critério VRIO à medida que derivem de uma fonte confiável e que sejam relevantes. Esse artigo amplia a literatura da VBR ao mostrar em que medida os recursos informacionais são valorizados, principalmente ao conferir legitimidade, o que é indispensável em um mercado dinâmico.Referências
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