Relevância e História: Uma Análise do Programa Universidade Para Todos do Governo Brasileiro

Autores

  • Júlio Ferreira Reis PUC/PR
  • June Alisson Cruz PUC/PR
  • Roberta Rocha Martins PUC/PR
  • Luci Michelon Lohmann PUC/PR
  • Tomas Sparano Martins PUC/PR

Palavras-chave:

PROUNI, Inclusão no Ensino Superior, Políticas Públicas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender o contexto geral do PROUNI, identificando seu impacto nas Instituições de Ensino Superior e na agregação de valor à qualidade de vida dos beneficiados, assim como na perspectiva de transformação social. Para que se atingisse o intento em questão, foram utilizados dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados no período de abril a junho de 2011, por meio de questionário aplicado a 1.154 alunos bolsistas do PROUNI na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A coleta ocorreu pelo sistema Qualtrics, contendo perguntas fechadas e abertas. As perguntas fechadas foram verificadas por análise de conteúdo simples, já as perguntas abertas foram apreciadas por análise de conteúdo. Inicialmente apresenta-se a metodologia de pesquisa, seguida da apresentação e análise dos dados, que se subdivide em contexto geral do PROUNI, assim como das IES; perfil do aluno do PROUNI e considerações finais. Conclui-se com o presente trabalho que o PROUNI desde seu início obteve êxitos pontuais, que podem ser demonstrados quantitativamente pela pesquisa realizada, que especifica, dentre vários outros dados, o que segue: região que mais contempla bolsas do PROUNI; que tipos de IES participam de forma majoritária no programa; perfil dos bolsistas do PROUNI, bem como seus maiores desafios.

Biografia do Autor

Júlio Ferreira Reis, PUC/PR

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR, Bolsista Capes - PDSE pela DePaul University in Chicago - USA; Docente da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR.

June Alisson Cruz, PUC/PR

Docente no Programa de Doutorado da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR

Roberta Rocha Martins, PUC/PR

Docente da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR.

Luci Michelon Lohmann, PUC/PR

Docente da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR

Tomas Sparano Martins, PUC/PR

Docente da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica - PUC/PR

Downloads

Publicado

2013-10-29

Como Citar

Reis, J. F., Cruz, J. A., Martins, R. R., Lohmann, L. M., & Martins, T. S. (2013). Relevância e História: Uma Análise do Programa Universidade Para Todos do Governo Brasileiro. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 18(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/2834

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)