Relevância e História: Uma Análise do Programa Universidade Para Todos do Governo Brasileiro
Palavras-chave:
PROUNI, Inclusão no Ensino Superior, Políticas PúblicasResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender o contexto geral do PROUNI, identificando seu impacto nas Instituições de Ensino Superior e na agregação de valor à qualidade de vida dos beneficiados, assim como na perspectiva de transformação social. Para que se atingisse o intento em questão, foram utilizados dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados no período de abril a junho de 2011, por meio de questionário aplicado a 1.154 alunos bolsistas do PROUNI na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A coleta ocorreu pelo sistema Qualtrics, contendo perguntas fechadas e abertas. As perguntas fechadas foram verificadas por análise de conteúdo simples, já as perguntas abertas foram apreciadas por análise de conteúdo. Inicialmente apresenta-se a metodologia de pesquisa, seguida da apresentação e análise dos dados, que se subdivide em contexto geral do PROUNI, assim como das IES; perfil do aluno do PROUNI e considerações finais. Conclui-se com o presente trabalho que o PROUNI desde seu início obteve êxitos pontuais, que podem ser demonstrados quantitativamente pela pesquisa realizada, que especifica, dentre vários outros dados, o que segue: região que mais contempla bolsas do PROUNI; que tipos de IES participam de forma majoritária no programa; perfil dos bolsistas do PROUNI, bem como seus maiores desafios.Downloads
Publicado
2013-10-29
Como Citar
Reis, J. F., Cruz, J. A., Martins, R. R., Lohmann, L. M., & Martins, T. S. (2013). Relevância e História: Uma Análise do Programa Universidade Para Todos do Governo Brasileiro. Revista Cesumar – Ciências Humanas E Sociais Aplicadas, 18(2). Recuperado de https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/2834
Edição
Seção
Artigos Originais
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