Aspectos da Crise do Ensino Jurídico no Brasil e a Visão de Paulo Freire

  • José Sebastião de Oliveira Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
  • Thomaz Jefferson Carvalho Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Palavras-chave: Ensino Jurídico, Proliferação dos Cursos Jurídicos, Crise do Ensino Jurídico.

Resumo

O presente estudo visa abordar a crise do ensino jurídico tal qual se apresenta nesse momento histórico-social por que passa o Brasil, por uma crise de dimensões maiores que afeta todas as searas da vida humana. No campo educacional vem sendo agravada com a proliferação de cursos de direito, fruto também de um crescimento desordenado de faculdades no Brasil. Por fim, apresenta um triste paradigma seguido pela maioria dos educadores brasileiros, não só no ensino jurídico, qual seja: concepção bancária trazida por Paulo Freire um retrato fiel da crise. Conclui-se que é mister que no curso de Direito se faça uma reestruturação, buscando com isso estabelecer verdadeiros parâmetros para concreção do ensino.

Biografia do Autor

José Sebastião de Oliveira, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Advogado na Comarca de Maringá; Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP; Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Consultor científico ad hoc das Universidades Estaduais de Londrina - UEL e Universidades Estaduais de Maringá – UEM; Docente aposentado de Direito Civil da Universidade Estadual de Maringá – UEM; Docente de Direito Civil do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Docente e Coordenador do Curso de Mestrado em Ciências Jurídicas do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR. E-mail: drjso@brturbo.com.br
Thomaz Jefferson Carvalho, Centro Universitário de Maringá – CESUMAR
Advogado e membro da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB/PR, subseção Arapongas. Mestrando em Ciências Jurídica, Área de concentração Direitos da Personalidade no Centro Universitário de Maringá – CESUMAR; Pós-graduado lato sensu em Direito Trabalho pela Universidade Castelo Branco; Pós-graduado lato sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; graduado em Direito pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. E-mail: thomazjc@yahoo.com.br
Publicado
2010-10-04
Seção
Doutrinas