Aspectos da Crise do Ensino Jurídico no Brasil e a Visão de Paulo Freire
Palavras-chave:
Ensino Jurídico, Proliferação dos Cursos Jurídicos, Crise do Ensino Jurídico.
Resumo
O presente estudo visa abordar a crise do ensino jurídico tal qual se apresenta nesse momento histórico-social por que passa o Brasil, por uma crise de dimensões maiores que afeta todas as searas da vida humana. No campo educacional vem sendo agravada com a proliferação de cursos de direito, fruto também de um crescimento desordenado de faculdades no Brasil. Por fim, apresenta um triste paradigma seguido pela maioria dos educadores brasileiros, não só no ensino jurídico, qual seja: concepção bancária trazida por Paulo Freire um retrato fiel da crise. Conclui-se que é mister que no curso de Direito se faça uma reestruturação, buscando com isso estabelecer verdadeiros parâmetros para concreção do ensino.
Publicado
2010-10-04
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.