A Justiça nas Crônicas Medievais Ibéricas: Dois Modelos em Confronto
Palavras-chave:
Direito Medieval, Idade Média Ibérica, Justiça Régia, Poder.
Resumo
Este artigo busca discutir aspectos relacionados às formas de mediação que regiam o Direito Medieval Ibérico, através da figura do Rei, tal como este tipo de mediação aparecia nas narrativas contidas nas crônicas e genealogias da época. As relações entre História, Justiça e Poder são discutidas no âmbito de um discurso narrativo específico e através de metodologias direcionadas para a análise estrutural. As fontes narrativas estudadas são os chamados Livros de Linhagens, que eram genealogias da nobreza medieval ibérica da época.
Publicado
2010-10-04
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.