Reivindicação Coletiva de Direitos, Movimentos Sociais e Repressão: As Greves do ABC como Objeto de Estudo
Palavras-chave:
Reivindicação Coletiva de Direitos. Greves do ABC. Niilismo. Sujeito Coletivo de Direitos.
Resumo
O presente texto analisa o caso das Greves do ABC, ocorridas no final da década de 70 e meados da década de 80 do século passado. O estudo parte de declarações dos líderes sindicais e verifica se o tradicional movimento sindical, em razão da luta pela democracia, transformou-se em um fenômeno que transcendeu a luta de classes para um “novo movimento social”. A metodologia utilizada é da revisão bibliográfica e da análise discursiva dos sindicalizados daquele período histórico.
Publicado
2015-11-30
Edição
Seção
Doutrinas
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.