Confiança nos Contratos Eletrônicos: Uma Observação Sistêmica
Palavras-chave:
Complexidade, Confiança, Expectativas, Contratos, Teoria dos Sistemas, Complexity, Trust, Expectations, Contracts, Theory of Systems, Complejidad, Confianza, Contractos, Teoría de los Sistemas.
Resumo
O presente ensaio busca realizar uma observação das relações obrigacionais em uma sociedade complexa e demonstrar como a dogmática jurídica vem reagindo diante das atuais configurações de tais relações. O contrato, visto como uma instituição legal que emerge de uma relação obrigacional, apresenta-se diferenciado quanto à sua concepção tradicional. Devido ao advento da internet, surgiu o que se denominou contrato eletrônico. A metodologia a ser utilizada é a Teoria dos Sistemas Sociais, de Niklas Luhmann. O direito, visto como uma estrutura de generalização de expectativas normativas e a partir de uma idéia de confiança, pode construir alternativas para a tomada de decisões no campo do direito das obrigações.
Publicado
2008-01-02
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.