Desemprego e Regulação do Trabalho em Tempos de Crise
Palavras-chave:
Duração do Trabalho, Quarenta Horas, PEC 231/95, Capitalismo, Crise Econômica, Altersocialismo.
Resumo
O empresariado brasileiro naturalmente resiste à aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC 231/95) que prevê a redução da carga horária semanal para quarenta horas. Depois de historiar a regulação estatal a respeito no Brasil e de assentar premissas para a discussão da temática, o artigo conclui que a aprovação da referida proposta dependerá menos da capacidade de argumentação dos setores interessados e mais da correlação de forças que se estabelecerá na sociedade.
Publicado
2009-09-17
Edição
Seção
Doutrinas
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Commons Atribuição 4.0 Internacional. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar, e criar a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.