Fatores associados a altos escores de saúde mental de professores universitários durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n1.e11419Palavras-chave:
Covid-19, Docentes, Saúde Mental, UniversidadesResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar indicadores de saúde mental e identificar fatores associados a esses indicadores em professores universitários durante a pandemia de COVID-19. O estudo foi realizado com dados transversais de 339 professores de quatro universidades federais brasileiras, os quais responderam a um formulário online, de agosto a setembro de 2021. Os dados de saúde mental foram obtidos com auxílio da escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21). A maioria apresentou escores considerados normais para as três dimensões, ansiedade (57,20; I.C 95%: 51,76-62,53), depressão (61,10; I.C 95%: 55,63-66,24) e estresse (56,64; I.C 95%: 51,17-61,95). Escores altos de depressão, ansiedade e/ ou estresse estiveram associados a diagnóstico prévio de transtorno mental, afastamento do trabalho por causa da pandemia, passar pelo menos 12 horas sozinho por dia, procurar e não conseguir assistência médica durante a pandemia e autopercepção de piora no estado emocional durante o distanciamento social-físico.Downloads
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