Questionário de autopercepção corporal de professores durante atividades escolares (P&Hscreen): desenvolvimento, validação e confiabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n4.e11815

Palavras-chave:

Autopercepção, Postura, Professores

Resumo

Construir e validar um questionário para avaliar a autopercepção de professores sobre sua postura e a percepção dos hábitos posturais dos alunos em diferentes situações no ambiente escolar. Foram realizadas 7 etapas para a construção do questionário. A estratégia de validação de conteúdo foi julgada por um painel de especialistas e pelo Índice de Validade (VI). A confiabilidade teste-reteste foi realizada com professores e medida pelo Coeficiente de Correlação Intraclasse (ICC) e Coeficiente Kappa (KC). 11 especialistas com doutorado, experiência em educação e na área de postura participaram da validação de conteúdo e 40 professores participaram da confiabilidade teste-reteste. As medidas de VI foram todas acima de 0,81, e a média geral de ICC e KC foi de 0,94 e 0,91, respectivamente. Este questionário foi considerado válido, confiável e viável com linguagem compreensível para os professores. Pode ser recomendado para pesquisas em escolas e programas de educação postural, contribuindo para a prevenção de hábitos posturais inadequados e suas consequências.

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Biografia do Autor

Gabriella Lavarda do Nascimento, Universidade do Estado de Santa Catarina

Laboratory of Development and Postural Control (LADESCOP), Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (UDESC/CEFID), Florianópolis (SC), Brazil

Luciana Sayuri Sanada, Universidade do Estado de Santa Catarina

Post-graduate Program in Physiotherapy, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (UDESC/CEFID), Florianópolis (SC), Brazil

Anelise Sonza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Post-graduate Program in Human Movement Sciences, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (UDESC/CEFID), Florianópolis (SC), Brazil

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Nascimento, G. L. do ., Sanada, L. S. ., & Sonza, A. (2023). Questionário de autopercepção corporal de professores durante atividades escolares (P&Hscreen): desenvolvimento, validação e confiabilidade. Saúde E Pesquisa, 16(4), 1–15. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2023v16n4.e11815

Edição

Seção

Artigos Originais