Discriminação racial e as experiências de estudantes universitários

Racial discrimination and the experiences of college students

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12798

Palavras-chave:

Discriminação racial, Estudantes, Ensino Superior

Resumo

Objetivo: Objetivou-se discutir as experiências de discriminação racial sofridas por estudantes universitários que recebem ou não algum tipo de auxílio e/ou bolsa universitária. Método: Estudo exploratório, descritivo e transversal, com abordagem quantitativa, realizado de setembro a dezembro de 2023, com amostra de 751 estudantes universitários de instituições públicas e privadas do estado do Ceará, Brasil. Utilizou-se como instrumento a Escala de Experiências de Discriminação. Resultados: Evidenciou-se que os estudantes beneficiados com bolsa universitária demonstraram mais preocupação com a discriminação racial com alta exposição, quando comparados aos que não recebiam auxílio. Porém, mesmo sofrendo com vivências negativas oriundas da discriminação racial, apenas 1,33% (n=10) dos estudantes prestou queixa contra o racismo sofrido. Conclusão: A política de apoio universitário retrata a intenção de beneficiar os estudantes com poucas condições financeiras e, por conseguinte, atende aos estudantes que sofrem discriminação racial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2004). Pós Doutorado pela Universidade do Porto - Pt com pesquisa sobre o " ESTADO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE IMIGRANTES BRASILEIRAS EM PORTUGAL" . Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú, docente dos mestrados profissional e acadêmico em Saúde da Família. Atuou como tutora do PET SAÚDE MENTAL ( 2010 - 2011) e Durante o período de 2013 - 2015 coordenou o PET SAÚDE REDES DE ATENÇÃO com 48 estudantes bolsista, 04 tutores docentes e 24 preceptores do sistema municipal de Saúde de Sobral. Atuou na Supervisão Clinico Institucional dos CAPS de Cruz e Acaraú, CE por 12 meses. Atualmente é Coordenadora Docente da Liga Interdisciplinas em Saúde Mental - LISAM. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Suicídio, saúde mental, violência, saúde da família, saúde da mulher e promoção da saúde mental. Coordenadora do Grupo de Estudo, Extensão e pesquisa Saúde Mental e Cuidado. Foi Bolsista do Programa de Produtividade em Pesquisa e Estimulo à Interiorização - BPI / FUNCAP das seguintes edições (2008 - 2012, 2018, 2020 ) e atualmente é Bolsista do Programa de Produtividade em Pesquisa e Estimulo à Interiorização - BPI / FUNCAP ( 2022 - 2024) Título do Projeto: DISCRIMINAÇÃO RACIAL E SAÚDE MENTAL NAS UNIVERSIDADES

Sabrina da Silva França, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Flávia Regino Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Caio San Rodrigues , Universidade Estadual Vale do Acaraú

Estudante da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Paulo Jorge de Almeida Pereira, Universidade Católica Portuguesa

Paulo Jorge de Almeida Pereira é Professor Auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, sendo Diretor do Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde, onde coordena os cursos de Licenciatura em Gestão e Mestrado em Gestão Aplicada. Publicou dois livros, seis capítulos de livros e cerca de 130 artigos em revistas especializadas com revisão por pares. É revisor em cerca de 20 revistas científicas internacionais. Recebeu um prêmio internacional e um prêmio nacional. Participou na organização de várias coleções de eventos e fez mais de 50 apresentações orais em Conferências e Seminários. Atua principalmente nas áreas de Ciências Sociais, com ênfase nas áreas de Economia e Gestão e das Ciências da Educação, sendo especialista em Métodos Quantitativos. Nestas áreas orientou duas teses de doutorado e mais de 40 dissertações de Mestrado e participou em mais de 400 júris de Mestrado. É investigador no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) da Universidade de Lisboa e no Centro de Estudos de Desenvolvimento Humano (CEDH) da Universidade Católica Portuguesa. No passado atuou também nas áreas de Engenharia e Tecnologia com ênfase em Engenharia Química e Ciências Exatas. Nas suas atividades profissionais interagi com cerca de 100 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Além das atividades universitárias colaboram regularmente com organizações fora do ensino superior.

Tágila Farias Aragão Canuto, Hospital de Braga

Enfermeira do Hospital de Braga, Portugal

Referências

Almeida S. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen; 2019.

Censo 2022: população preta cresce 42% e outras 4 novidades sobre perfil étnico-racial dos brasileiros [internet]. BBC News Brasil; 2023 [acesso em 2024 fev 16]. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4nyekzdd16o.

Oliveira EN, França SS, Feijó IGS, Melo FVD, Almeida PC, Ximenes Neto FRG, et al. “A cor da minha pele me define”: experiências de discriminação racial sofridas por negros. Gestão e Desenvolvimento [internet]. 2022 [acesso em 2024 fev 16];30: 505-523. doi: 10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11664.

Congresso Nacional (Brasil). Lei Crime de Racismo. Lei n° 7.716 de 5 de janeiro de 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Brasília: Diário Oficial da União; 1989.

Congresso Nacional (Brasil). Lei de Injúria Racial. Lei n° 14. 532 de 11 de janeiro de 2023. Altera a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (Lei do Crime Racial), e o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar como crime de racismo a injúria racial, prever pena de suspensão de direito em caso de racismo praticado no contexto de atividade esportiva ou artística e prever pena para o racismo religioso e recreativo e para o praticado por funcionário público. Brasília: Diário Oficial da União; 2023.

Oliveira MAC, Silva AB, Álvaro JF, Andrade FS. Movimentos negros no Brasil e os cenários de luta pela educação. Educ. Soc. [internet]. 2022 [acesso em 2024 fev 16];43. doi: https://doi.org/10.1590/ES.262801.

Casa Civil (Brasil). Decreto nº 4.886/2003 de 20 de novembro de 2003. Institui a política nacional de promoção da igualdade racial - PNPIR e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 2003.

Casa Civil (Brasil). Decreto n° 6.872 de 4 de junho de 2009. Aprova o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PLANAPIR, e institui o seu Comitê de Articulação e Monitoramento. Brasília: Diário Oficial da União; 2009.

Valério ACO, Bezerra WC, Santos VS, Junior JDL, Farias MN, Santos SMB. Racismo e participação social na universidade: experiências de estudantes negras em cursos de saúde. Cad. Bras. Ter. Ocup [internet]. 2021 [acesso em 2024 fev 18];29. doi: 10.1590/2526-8910.ctoAO2278.

Congresso Nacional (Brasil). Lei n°. 12711, de 29 de junho de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União; 2012.

Martins FIS, Franco ALC, Desiderio GA, Nobre MS, Felipe GF, Moraes JD. Pandemia de COVID-19 e a saúde dos estudantes: análise da correlação entre psicopatologias e a síndrome de Burnout. Saúde e Pesquisa [internet] 2023 [acesso em 2024 maio 01];16(4). doi: 10.17765/2176-9206.2023v16n4.e11823.

Cespedes JG, Minhoto MAP, Oliveira SCP, Rosa AS. Avaliação de impacto do Programa de Permanência Estudantil da Universidade Federal de São Paulo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [internet]. 2021 [acesso em 2024 fev 19];29(113). doi: 10.1590/S0104-403620210002902418.

Ribeiro DF, Silva NGA. Programa de assistência estudantil: impactos da bolsa permanência para estudantes da modalidade EAD. Revista GUAL [internet]. 2021 [acesso em 2024 fev 19];14(3). doi: 10.5007/1983-4535.2021.e79353.

Chehuen Neto JAC, Fonseca GM, Brum IV, Santos JLCT, Rodrigues TCGF, Paulino KR, et al. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra: implementação, conhecimento e aspectos socioeconômicos sob a perspectiva desse segmento populacional. Rev. Ciênc. saúde coletiva [internet]. 2015 [acesso em 2024 ago 21];20(6). doi: 10.1590/1413-81232015206.17212014.

Silva SO, Berenguer AAS, Ricardo TMS, Lopes GC, Sá MVG, Santos DSM, et al. “Na verdade eu nunca participei e nem ouvi falar sobre”: a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra na perspectiva de gestores e profissionais da saúde. Rev. Saúde Soc. [internet]. 2022 [acesso em 2024 ago 21];31(4). doi: 10.1590/S0104-12902022210969pt.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas S.A.; 2017.

Galvão MCB, Pluye P, Ricarte ILM. Métodos de pesquisa mistos e revisões de literatura mistas: conceitos, construções e critérios de avaliação. Revista C. Inf. e Doc. [internet]. 2018 [acesso em 2024 fev 21];8(2): 4-24. doi: 10.11606/issn.2178-2075.v8i2p4-24.

Fattore GL, Teles CA, Santos DN, Santos LM, Reichenheim ME, Barreto, ML. Validade de constructo da escala Experiences of Discrimination em uma população brasileira. Cad. Saúde Pública [internet]. 2016 [acesso em 2024 fev 21];32(4). doi: 10.1590/0102-311X00102415.

Flick U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed; 2009.

Fattore GL. Discriminação racial auto referida, stress psicossocial e sintomas asmáticos em crianças de Salvador [tese]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2015.

Ribeiro JLP. Inventário de saúde mental. Rio de Janeiro: Placebo Editora; 2011

Marôco J. Análise Estatística com o SPSS Statistics. Report Number; 2011.

Novoa PCR. What changes in Research Ethics in Brazil: Resolution no. 466/12 of the National Health Council. Einstein (São Paulo) [internet]. 2014 [acesso em 2024 maio 01];12(1). doi: 10.1590/S1679-45082014ED3077.

Nunes DH, Pina ST, Silva JB. A representação feminina nas universidades e a concreção da cidadania. Revista Direito e Justiça [internet]. 2021 [citado 2024 ago 20];21(41): 159-73. doi: 10.31512/rdj.v21i41.634

Ximenes Neto FRG, Muniz CFF, Dias LHLF, Santos FD, Silva MAM, Oliveira EN. Perfil sociodemográfico dos estudantes de enfermagem da universidade estadual vale do Acaraú (UVA). Enferm. Foco [internet]. 2017 [acesso em 2024 fev 27];8(3). doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n3.1532.

Alexandrino A, Nery CB, Cruz, EKL. Perfil sociodemográfico e acadêmico de estudantes universitários de uma universidade federal do interior do nordeste. Interbio [internet]. 2022 [citado em 2024 fev 27];16(2): 69-76. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/368780867_PERFIL_SOCIODEMOGRAFICO_E_ACADEMICO_DE_ESTUDANTES_UNIVERSITARIOS_DE_UMA_UNIVERSIDADE_FEDERAL_DO_INTERIOR_DO_NORDESTE.

Oliveira EN, Vasconcelos MIO, Almeida PC, Pereira PJA, Linhares MSC, Ximenes Neto, et al. Covid-19: repercussões na saúde mental de estudantes do ensino superior. Saúde debate [internet]. 2022 [acesso em 2024 fev 27];46. doi: 10.1590/0103-11042022E114P.

Mendes Junior AAF, Waltenberg FD. Políticas de cotas não raciais aumentam a admissão de pretos e de pardos na universidade? PPP [internet]. 2022 [cited 2023 dez 20];(44). Disponível: https://ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/399.

Gomes NL, Silva PVB, Brito JE. Ações afirmativas de promoção da igualdade racial na educação: lutas, conquistas e desafios. Educ. Soc. [internet]. 2021 [acesso em 2024 fev 28];42. doi: 10.1590/ES.258226.

Nunes SS. Racismo no Brasil: tentativas de disfarce de uma violência explícita. Psicol. USP [internet]. 2006 [acesso em 2024 fev 28];17(1): 89-98. doi: 10.1590/S0103-65642006000100007.

Pastoriza RN, Borges MA. Discriminação racial no âmbito escolar. Braz. J. Develop. [internet]. 2020 [acesso em 2024 fev 28];6(9). doi: 10.34117/bjdv6n9-335.

Anunciação D, Trad LAB, Ferreira T. “Mão na cabeça!”: abordagem policial, racismo e violência estrutural entre jovens negros de três capitais do Nordeste. Saúde soc. [internet]. 2020 [citado em 2024 fev 28];29(1). doi: 10.1590/S0104-12902020190271.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Pela primeira vez, negros são maioria no ensino superior público [internet]. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); 2024 [citado em 2024 maio 05]. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=35896.

Barbosa MCRO, Nascimento MNM. Ações afirmativas: acesso e permanência de

estudantes cotistas negros (as) na UFSCAR. Cadernos da Pedagogia [internet]. 2023 [citado em 2024 maio 05];17(38): 415-36. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1999.

Vencio KR. Impactos do racismo na vivência universitária: a experiência de estudantes negros em uma universidade pública brasileira (2017-2018) [dissertação]. Limeira: Universidade Estadual de Campinas; 2023. 146 p.

Costa CLJ. Crimes de racismo analisados nos tribunais brasileiros: o que as características das partes e os interesses corporativos da magistratura podem dizer sobre o resultado desses processos. Rev. de Estudos Empíricos em Direito [internet]. 2019 [acesso em 2024 mar 01];6(3): 7-33. doi: 10.19092/reed.v6i3.409.

Publicado

13-04-2025

Como Citar

Oliveira, E. N., França, S. da S., Oliveira, . . F. R. ., Rodrigues , C. S. ., Pereira, P. J. de A., & Canuto, T. F. A. (2025). Discriminação racial e as experiências de estudantes universitários: Racial discrimination and the experiences of college students. Saúde E Pesquisa, 18, e12798. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e12798

Edição

Seção

Artigos Originais