Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de uma rede pública de ensino
Food and nutrition education: perceptions of teachers in a public education system
DOI:
https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13137Palavras-chave:
Promoção da Saúde no Ambiente Escolar, Educação Básica, Capacitação de professoresResumo
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar é de suma importância para promoção da saúde. O presente estudo objetivou investigar a percepção da importância e a aplicação da EAN por professores de escolas públicas de Campo Redondo/RN. Foi realizado estudo misto e transversal através de instrumento virtual que contemplou questões objetivas e subjetivas sobre a EAN no contexto escolar. Os dados quantitativos foram analisados através de frequência simples e absoluta e os aspectos qualitativos através da análise de conteúdo. Participaram do estudo 85 professores(as). Todos(as) reconheciam a importância e referiram realizar ações pontuais de EAN, entretanto a percepção da maioria se restringiu a aspectos nutricionais e biológicos relacionados à saúde, não sendo apontados fatores socioculturais da alimentação. Conclui-se que é imprescindível ações de educação permanente na escola para preparar os(as) professores(as) para trabalhar de forma transversal os temas de alimentação no currículo escolar.
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