Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de uma rede pública de ensino

Food and nutrition education: perceptions of teachers in a public education system

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13137

Palabras clave:

Promoção da Saúde no Ambiente Escolar, Educação Básica, Capacitação de professores

Resumen

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no ambiente escolar é de suma importância para promoção da saúde. O presente estudo objetivou investigar a percepção da importância e a aplicação da EAN por professores de escolas públicas de Campo Redondo/RN. Foi realizado estudo misto e transversal através de instrumento virtual que contemplou questões objetivas e subjetivas sobre a EAN no contexto escolar. Os dados quantitativos foram analisados através de frequência simples e absoluta e os aspectos qualitativos através da análise de conteúdo. Participaram do estudo 85 professores(as). Todos(as) reconheciam a importância e referiram realizar ações pontuais de EAN, entretanto a percepção da maioria se restringiu a aspectos nutricionais e biológicos relacionados à saúde, não sendo apontados fatores socioculturais da alimentação. Conclui-se que é imprescindível ações de educação permanente na escola para preparar os(as) professores(as) para trabalhar de forma transversal os temas de alimentação no currículo escolar. 

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Biografía del autor/a

Lucas Wrieel da Silva Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista formado pela Universidade Federal do Rio grande do Norte, Departamento Acadêmico da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (UFRN/FACISA) Técnico em Agente Comunitário de Saúde pela Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN). Especialista em Nutrição Cliníca pela Faculdade Metropolitana do estado de São Paulo (FAMEESP).

Amanda Samara dos Santos Araújo , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Thiago Wenzel Cortez da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Catarine Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Nutricionista, doutora em Nutrição pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Militante no combate à fome e pela soberania e segurança alimentar e nutricional. Compõe a coordenação executiva do Fórum Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (FESSAN-PE) e é membra filiada e integrante do Conselho Consultivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN). Membra do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (CONSEA-PE) como representante do Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas do Nordeste (CSDHANA-NE). Professora Adjunta do curso de graduação em nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos Fome, Saúde e Sociedade (NIPEFOS) da FACISA/UFRN. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSACOL) da FACISA/UFRN.

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Publicado

2025-11-23

Cómo citar

Ferreira, L. W. da S. ., Araújo , A. S. dos S., Silva, T. W. C. da ., & Silva, C. S. da. (2025). Educação alimentar e nutricional: percepções de professores de uma rede pública de ensino: Food and nutrition education: perceptions of teachers in a public education system. Saúde E Pesquisa, 18, e13137. https://doi.org/10.17765/2176-9206.2025v18e13137

Número

Sección

Artigos Originais